quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sopa de Abobrinhas - Friiiiioo...


Ontem fez 10C aqui em Floripa - nada comum. E vento. Muito vento - suuuper comum! Cheguei em casa às 21h tremendo de frio para constatar que não havia nada pronto - nem ao menos encaminhado - na geladeira... Momento dilema, scaneei mentalmente a geladeira e a despensa, chequei efetivamente as duas. Frango, berinjelas amassadas, abobrinhas, queijos, meia cenoura (acontece...), umas batatas quase brotando, costelinha defumada, requeijão, gelatina, massa, farinhas mil, etc.... Com o frio que estava, a coisa sensata a se fazer era sopa. E foi! Sopa de abobinhas com frango e batatas. Comi bem quentinha, depois do banho, vendo novelinha... E assim acabou um dia muuuuuito frio por aqui - perfeito.

SOPA DE ABOBRINHA
serve 2 gulosos
Ingredientes
1 colher de chá de óleo vegetal

1 sobrecoxa de frango sem pele e sem osso
1 cebola
2 dentes de alho
2 batatas médias
1 abobrinha média
1 litro de água (aproximadamente)

1 colher de chá de gorgonzola (só para dar um gostinho mesmo)
sal e pimenta caiena a gosto (sugiro bastante pimenta, fica bom...)
lascas de parmesão


Mão na Massa
Corte o frango em cubos grandes. Aqueça um fio de óleo - usei aromatizado com alho -  em uma panela funda e sele o frango. Quando estiver bem dourado, acrescente a cebola em cubinhos e o alho picado. Mexa bem e deixe a cebola dourar - se necessário, acrescente água aos pouquinhos para não grudar no fundo da panela. Coloque as batatas descascadas e cortadas em cubos médios. Derrame a água - se posível já quente - e deixe cozinhar , em fogo baixo, até que as batatas amoleçam bem. Fatie as abobrinhas com um ralador ou com descascador de legumes e coloque na panela junto com o gorgonzola. Deixe cozinhar por, mais ou menos 3 minutos. Sirva com as lascas de parmesão.

As gérberas lindinhas que comprei semana passada estão fazendo figuração em todas as fotos... Mas elas estão tão lindas ainda que não resisto....






terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bolachinhas de Fubá e um marido feliz!


Marido não gosta de doces. Mas é completamente alucinado por bolachas! E tem que ser daquelas com cara de caseira, nada dessas que vem em pacote! Tem que ser da feira, de preferência de fubá e - se possível - uma específica amarelinha e torradinha! Toda viagem à feira inclui um saquinho generoso de bolachinhas para o bonito. Depois do almoço - e da janta - ele senta com seu vidrinho de bolachas, sua xícara de café e lá fica uns bons minutos se deliciando.... Então, que um dia desses, a Fê apareceu no trabalho com umas broinhas de fubá, receita de sua Vózinha, e me ofereceu. Dilicia! Como maridão adora fubá, fui logo pedindo a receita para testar e ver se consigo economizar na feira, hihi... Enquanto eu fazia a massa - facílima, aliás - pensei que podia tentar fazer as broinhas menores para que ficassem mais torradinhas. Enquanto elas assavam, fui vendo surgirem no forno, elas -  douradinhas, brilhantes, tudo de bom - as bolachinhas do marido!!! Ainda fiquei meio ressabiada por conta do gosto e da textura que podiam ser diferentes, mas a aparência estava i-g-u-a-l-z-i-n-h-a. Esperei  esfriarem um pouco e dei uma à parte interessada. De boca cheia e olhos arregalados ele confirmou: eram as próprias! Serei eternamente grata à Vovózinha da Fê por ter me proporcionado economia na feira e um maridinho louco de satisfeito!

BOLACHINHAS DE FUBÁ
duas assadeiras grandes
Ingredientes
1 1/2 xícara de trigo
1 xícara de fubá
1 colher de chá de fermento químico
120g de manteiga
1/2 xícara de açúcar
2 ovos
1 1/2 colher de chá de erva doce


Mão na Massa
Misture os ingredientes secos, menos a erva doce. Misture bem e acrescente o ovo e a manteiga amolecida. Coloque a erva doce e incorpore à massa. Faça bolinhas do tamanho de uma colher de café, coloque na assadeira e achate com as costas da colher. Leve ao forno pré aquecido em 200 C por, aproximadamente 30 minutos. Tire do forno e deixe esfriar completamente - numa grade, se possível - antes de embalar.

Rende muito! Fiz meia receita, comemos demais e ainda sobrou para o bonito levar e comer no escritório durante a semana...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Torta de Morango


Minhas comadres são formiguinhas. Quando nos encontramos - antes do jantar em si -  já vou pensando na sobremesa! Desta vez, fomos de Torta de Morango! De novo, me perdi no creme e acabou ficando muito mole..... Por isso, na receita, já fiz a alteração para um creme mais firme. A Pâte Brisée, para compensar, ficou perfeita! Tudo de bom! Bem flocada, amanteigadinha.... Hummmm..... Comemos fatias enormes e fomos acabar de fofocar embaixo das cobertas- nossos jantares frequentemente são extendidos e as queridas acabam dormindo lá em casa mesmo - de barriguinhas cheias....

TORTA DE MORANGOS
serve 4 gulosos
Ingredientes
Massa:
Recheio:
1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite integral
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de amido de milho

Cobertura:
1 caixinha de morangos
1 pacote de gelatina vermelha (com ou sem sabor)


Mão na Massa
Recheio:
Em uma panela misture o leite condensado, a essência de baunilha e o amido de millho dissolvido no leite. Misture, em fogo baixo, até engrossar bem. Deixe esfriar bem e coloque sobre a massa.
Cobertura:
Parta os morangos ao meio longituninalmente e distribua-os sobre o creme. Leve à geladeira. Enquanto isso, prepare a gelatina com metade da água sugerida no pacote (no meu caso, usei 120 ml de água fervente e 120ml de água fria). Coloque a gelatina na geladeira e quando ela começar a firmar, despeje sobre os morangos já distribuidos no creme. Leve à geladeira por algumas horas.


sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Omelete com pernil


A aniversariante do dia, Comadre Lê, foi lá em casa e - metida como é - começou a dar pitacos no conteúdo do blog. "Ai, amiga, tens que colocar umas coisinhas mais light, rapidinhas de fazer!" . Pedido feito, pedido aceito! Então, daqui prá frente vou tentar postar umas coisas mais leves - de vez em quando - porque não sou de ferro! E como diz um amigo meu, e eu concordo:"calorias deveriam se chamar unidades de sabor, porque quanto mais calórico o alimento, mais gostoso ele é!" Na verdade, o pedido veio a calhar porque - seguindo minha tradição anual de final de inverno - devo começar uma dietinha em breve. Mas não esperem ver margarina, adoçantes e afins por aqui. Não sou muito disso não.... Acredito mais em reduzir as porções, para mim, funciona melhor...  Enfim, começamos com um omelete rapidinho, e não muito light não... Mas ele pode ser "convertido" se, ao invés de usar dois ovos inteiros, se usar um ovo e mais uma clara e  queijo branco, cottage ou ricota substituindo o queijo colonial. A porção deste ficou muito grande! Como acompanhamento, uma saladinha de alface, manjericão, tomate e mozzarella (juro que tinha! na foto ela ficou tímida e se escondeu), temperada com sal e azeite de oliva com alho. Não consegui comer tudo sozinha, com uma incrementada na salada, daria para duas pessoas . Amiga Lê, tudo de bom que há na vida para ti nesse ano! Amo, amo, amo tu chuchu!!!!

OMELETE COM PERNIL
serve 2 gulosos
Ingredientes
2 ovos
1/2 xic de pernil assado cortado em cubinhos
1/2 xicara de queijo colonial ralado
1/2 colher de chá de azeite (aproximadamente)

pimenta calabresa, orégano e sal a gosto

Mão na Massa

Bata levemente os ovos. Acrescente os outros ingredientes e misture bem. Em uma frigideira anti aderente, aqueça um fio de azeite. Despeje a mistura dos ovos na frigideira e deixe em fogo baixo até que perceba que as bordas já cozinharam bem e que o fundo já está dourado. Vire o omelete , com cuidado, e deixe dourar do outro lado.

Caso estejam se perguntando, eu não tenho uma paixão avassaladora ou obsessão por pernil. O que aconteceu foi um erro de cálculo que resultou em muuuuito pernil assado na geladeira....



quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Pâte Brisée - Sou brasileira e não desisto nunca!


O grande dia chegou! Depois de muito xingar, esbravejar, reclamar e - pior - jogar comida potencialmente boa fora, EU fiz Pâte Brisée! E ficou bom! Ainda será melhorado, eu fiz pouca massa para minha forma, aí ficou fininho demais e escapou um pouco de recheio. Mas fiz! Num domingo de sol, me concentrei, rezei para a Nossa Senhora do Forno e Fogão - de quem sou devota fervorosa - e decidi que a saga teria fim. E teve! Melhor ainda, acho que descobri algumas coisas que estava fazendo errado. Todas as minha tentativas seguiam a mesma receita, do La Cucinetta. Confiava plenamente na receita, até porque já fiz várias coisas da Ana Elisa e sempre deram certo. Aliás, para Nonnas em treinamento - como diz a Ana -  o blog é uma belezura! Ela não só passa as receitas, como explica a técnica, tim tim por tim tim! Um luxo! Muito do que verão por aqui, é resultados das leituras por lá. A receita está mesmo perfeita, foram erros de execução meus que deram origem à saga. O tempo de refrigeração, por exemplo, não era suficiente para a minha geladeira capenguinha e, desta vez, fiz a massa no processador, o que deu agilidade ao processo evitando que a manteiga derretesse. Se omitirmos o fiasco na hora de abrir a massa - Comadre Jô, quietinha aí -  foi tudo lindo! Fiz um recheio com pernil em cubinhos, queijo, milho e cebola e eu e a Jojô nos refestelamos para comer a torta assistindo a um filminho água com açúcar. Nada mal para um domingo à tarde.

TORTA DE PERNIL COM CEBOLA
serve 4 gulosos
Ingredientes
Massa (a danada):
1 xícara de farinha de trigo
3/4 colher de chá se sal

100g de manteiga gelada, em cubos

50 ml de água gelada (aproximadamente)
Recheio:
1 colher de chá de manteiga

1 xícara de pernil cortado em cubinhos
1/2 cebola roxa em fatias finas

1 xícara de milho verde

1/2 copo de requeijão
100 ml de creme de leite
2 ovos batidos
1/2 xícara de queijo parmesão ralado

sal, orégano e pimenta calabresa a gosto



Mão na Massa
Massa: no processador, coloque a farinha o sal e a manteiga. Pulse algumas vezes até formar uma farofa. Acrescente a água às colheradas, pulsando a cada adição, até que forme uma bola. Enrole a massa em papel filme e leve à geladeira por 2 horas. Abra a massa (eu abri direto na forma), forrando uma forma. Cubra a massa com papel alumínio e preencha com feijões secos ou pedriscos para evitar que a massa encolha. Leve ao forno pré-aquecido em 200 C por mais ou menos 30 minutos. Retire o papel alumínio e os feijões ou pedriscos. Coloque o recheio e devolva ao forno por mais 20 minutos.
Recheio:
Em uma panela, derreta a manteiga e doure o pernil. Acrescente a cebola e o milho e refogue bem.  Tempere com o sal, pimenta e orégano. Acrescente o requeijão e misture bem. Desligue o fogo e deixe esfriar. Misture o creme de leite. Bata ligeiramente os ovos e misture ao restante do recheio. Coloque sobre a massa e salpique com o queijo ralado e orégano.
Fonte Pâte Brisée:Blog La Cucinetta




terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ravioli com Rúcula e Tomate Seco


Ainda não me aventurei no terreno de preparar minha própria massa. Ainda bem que no mercado tem uma variedade bem legal de massas frescas para emergências. Num final de semana cheio de visitas, Comadre Fê veio jantar. Como o encontro foi combinado na última hora -  na última meia hora para ser mais exata - tive que me virar com o que tinha em casa. Lembram do drama do mercado distante?! Como toda mulher precavida - que estou sendo forçada a me tornar - tinha um pacote de Ravioli de Quatro Queijos na geladeira. A ele se juntaram uma rúcula solitária, um vidro de tomates secos e um pedacinho de queijo colonial. Resultado: janta. Nem chega a ser muito uma receita, mas vamos lá! Comadre Fê, como sempre, trouxe seu amigo chileno (vinho dilicia) e alfajores de nozes direto de Buenos Aires para a sobremesa. Comadre, volte sempre!

RAVIOLI COM RÚCULA E TOMATES SECOS
serve 3 gulosos
Ingredientes
500g de ravioli cozido e escorrido
1/2 maço de rúcula
1 xícara de tomates secos picados
1 xícara de queijo colonial ralado


Mão na Massa
Em uma frigideira esquente os tomates secos com um pouco de seu óleo. Misture à massa, acrescentando o queijo e a rúcula. 






segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Delícia de Uva


Aqui em Floripa tem uma confeitaria que eu adoro. Os doces já foram bem melhores, decaíram, mas ainda são muuuito bons! E tem um, em especial, que é meu xodó. A tal Delícia de Uva. O problema é que a confeitaria tem preços astronômicos! Então, só desfruto da Delícia bem de vez em quando. Aí, que eu decidi tentar reproduzi-la em casa. Comprei uma das originais e fui comendo, com calma, prestando bastante atenção nos sabores - o que, aliás, foi uma tortura horrenda, como podem imaginar. Essa semana, tive visitas - e a desculpa que precisava para colocar as mãos na massa! Bom, posso dizer que ficou muito bom! Muito bom, mesmo! Ainda não é como o original - acho que acertei duas das três camadas - mas, por enquanto, está de bom tamanho!
DELÍCIA DE UVA (ou quase isso)
serve 6 gulosos
Ingredientes
Um cacho grande de uva itália

Camada 1:
1 pote grande de nata
6 colheres de sopa de açúcar
Camada 2:
200 ml de leite condensado
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de glucose de milho
Camada 3:
90g de chocolate meio amargo
1 colher de chá de glucose de milho
100 ml de leite
50 ml de creme de leite
1 colher de café de manteiga

Mão na Massa
Camada 1: bata a nata até ficar aerada. Acrescente o açúcar e bata até incorporar bem.
Camada 2: misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ficar na consistência de calda bem grossa.
Camada 3: derreta o chocolate no microondas ou em banho maria e misture os outros ingredientes até incorporar.
Montagem: em um refratário, coloque a camada 1 , as uvas - uma ao lado da outra, sem deixar espaços livres -  a camada 2 e camada 3. Refrigere por alguma horas antes de servir.


Um doce bem "escorpiano"! A Comadre Jô - escorpiana, como eu - provou e concordou!

sábado, 19 de setembro de 2009

Lasanha - Maridão Multiuso

Ele conta histórias, dá aula, atua, ilumina, filma, fotografa, administra, anda de bicicleta, sobe morro e ainda cozinha! Uma noite dessas, ele fez uma lasanha prá mim! A receita, hoje, é do lindão!

LASANHA DO MARIDO
serve 2 gulosos
Ingredientes
4 folhas de massa fresca para lasanha
100g de queijo muçarela ralado

Molho 1:
1 sobrecoxa de frango
1/3 pimentão verde 
1 pitada de gengibre em pó
1 pitada de noz moscada
1 pitada de pimenta jiquitaia

1/2 colher de café de cominho em grãos
1 cebola roxa
2 dentes de alho
100ml de creme de leite

sal e pimenta a gosto
Molho 2:

250 ml de leite integral
1 colher de chá de manteiga
1 dente de alho
1/2 xícara de queijo ralado (seu preferido)
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de queijo gorgonzola


Mão na Massa
Molho 1: corte o frango, a cebola e o pimentão em cubinhos. Sele o frango, sem óleo. Acrescente a cebola e deixe sapecar. Vá acrescentando água às colheradas e desgrudando a cebola do fundo da panela. Acrescente o pimentão, o alho triturado, gengibre, noz moscada, cominho, jiquitaia, sal e pimenta. Mexa sempre e vá acrescentando água para desgrudar o fundo da panela. Quando o pimentão estiver murcho e o frango cozido, desligue o fogo e acrescente o creme de leite.
Molho 2:Aqueça o leite e a manteiga em fogo baixo. Quando ferver, desligue o fogo, coloque os queijos e mexa bem até que se dissolvam completamente.
Montagem:cubra o fundo de um refratário com uma fina camada do molho 1. Espalhe queijo ralado por cima do molho e coloque uma folha de massa. Cubra a massa com uma camada do molho 2 e queijo. Repita as camadas e finalize com molho e queijo. Leve ao forno pré aquecido em 200 C até que o queijo doure. 

Foto: Marcus Maglia






sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Torta de Limão - A saga do Pâte Brisée


Sou teimosa. Muito. Quem me conhece sabe. Amigas, Mamãe e Maridão, aproveitem! Esse foi um momento único e passageiro, não esperem que eu admita minha teimosia  de novo nos próximos anos luz - admiti por pura teimosia. Encasquetei que tenho que aprender a fazer o tal Patê Brisée - aquela massa básica que faz as casquinhas das tortas e quiches. Sempre faço, para as tortas doces, a massinha com biscoito Maria que, diga-se de passagem, funciona maravilhosamente bem. Mas nããããão......... Eu QUERO fazer Pâte Brisée! É chique, é lindo, todas as blogueiras fazem e eu também quero! Acontece que já foram duas melecas amateigadas direto pro lixo... Não sei o que estou fazendo de errado. Tenho algumas suspeitas e não vou desistir! Quando eu conseguir, vou fazer torta todos os dias, de tudo o que se puder imaginar, até enjoar e nunca mais fazer de novo. Essa sou eu. Tendo esclarecido essa parte obscura da minha personalidade, vamos à torta! A massa seria de Pâte Brisée - a segunda tentativa. Como tive que jogar a meleca fora, ela foi de massinha de biscoito mesmo. E ficou jóinha!

TORTA DE LIMÃO
serve 4 gulosos
Ingredientes
Massa:
1 pacote de biscoito Maria
2 colheres de sopa de manteiga (talvez precise um pouco mais)
Recheio:
110 ml de suco de limão
1 lata de leite condensado
4 gemas
Cobertura:
4 claras
1/2 colher de chá de cremor tártaro
1/2 xícara de açúcar


Mão na Massa
Massa: coloque as bolachas no processador até formar uma farofa. Acrescente a manteiga aos poucos até que a massa, quanto pressionada, forme blocos. Forre uma forma, no fundo e laterais, apertando a massa contra a forma. Se preciso, molhe um pouco as mãos para a massa não grudar. Asse em forno pré-aquecido em 220 C por 10 minutos e deixe esfriar.
Recheio:bata as gemas na batedeira até ficarem fofas. Acrescente o leite condensado e bata mais um pouco. Despeje o suco de limão e bata até misturar bem. Coloque a mistura sobre a massa, já fria.
Cobertura: bata as claras em neve, continue batendo e acrescente o cremor tártaro. Adicione o açúcar aos poucos e bata até que fique firme novamente. Espalhe o creme sobre o recheio e leve para o forno pré- aquecido em 220 C até dourar levemente o creme. Sirva gelada.
Fonte: Blog Chat and Chew


Como diria Papi, melhor que isso, só um prego enfiado no pé! rs Ou, quem sabe, uma massinha Pâte Brisée....
Fotos: Marcus Maglia

Bobó de Camarão


Eu e Maridão adoramos visitas. Quando pensávamos em nossa casinha já ficávamos planejando muitas visitas, leia-se: muitos almoços, jantares, cafés da tarde e lanchinhos supimpas! Porque visita, para nós, tem que sair lá de casa de barriga cheia! Nesse final de semana, finalmente, pagamos uma "dívida" antiga e trouxemos amigos queridíssimos para almoçar conosco. A Fê e o Luiz comeram, beberam e papearam conosco num sábado de muita chuva- aliás, bem corajosos, porque a lama nas redondezas tava uma belezura! A Fê é uma das amigas que encontrei um pouco mais tarde na vida. Nos conhecemos em um estágio numa escola infantil. No banheiro, que as duas turmas dividiam, engatamos a amizade enquanto os anjinhos escovavam os dentes, lavavam as mãozinhas gordinhas ou durante a troca das fraldas (eca)! Alguns anos depois, nos reencontramos em outra escola e um dia, numa conversa no pátio, descobrimos que compartilhávamos um sonho. Já dizia Raulzito que "sonho que se sonha junto é realidade" então, dois anos depois, o sonho está aqui, bem real! De amiga para sócia foi um pulo! Nos vemos todos os dias, quase o dia inteiro, mas sempre sobra assunto para um encontrinho no final de semana... O prato do dia - seguindo meu critério de escolher pratos que me permitam participar do bate-papo sossegada - foi Bobó de Camarão com Torta de Limão de sobremesa! Foi minha estreia nas duas receitas e acho que, de maneira geral, deu tudo certo... Deixamos de fora a parte em que o gás acabou na finalização do almoço  - que teve que ser acabado no microondas - e podemos dizer que foi um sucesso. Hoje, deixo a receita do Bobó. A Torta de Limão fica para a próxima.
BOBÓ DE CAMARÃO
serve 6 gulosos
Ingredientes
1 kg de camarões descascados
500g de aipim
1 colher de sopa de óleo vegetal 
1 cebola
2 dentes de alho
1 lata de tomates pelados
1 1/2 copos de requeijão
200 ml de leite de coco
1 colher de sopa de azeite de dendê
1 colher de café de jiquitaia ou outra pimenta
sal a gosto


Mão na Massa
Cozinhe, drene, esprema o aipim  e reserve. Em uma panela, aqueça o óleo vegetal e refogue a cebola e o alho. Quando estiverem bem macios, acrescente a jiquitaia, o azeite de dendê e os tomates picados. Deixe ferver por alguns minutos, cuidando para não grudar na panela - se necessário, acrescente algumas colheradas de água. Coloque o leite de coco e o aipim. Misture bem. Coloque os camarões  deixe ferver até que  eles fiquem bem rosados. Despeje o requeijão e deixe aquecer bem. Cuidado para não cozinhar demais ou seus camarões podem ficar borrachentos. 
Aqui em casa, servimos com arroz e batata palha.
Foto: Marcus Maglia

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Torta de Maçã - Especial para as Piscianas



Mamãe adora doces com maçãs. Não só ela! As outras piscianas da minha vida - Comadre Beta e Fê M.  que compartilham, também, a data do aniversário - curtem docinhos com maçã . Será que o zodíaco  influencia no paladar?! Rs. Confesso que não compartilho muito esse gosto, prefiro doces com chocolate, leite condensado... Assim, bem light.... Mas Mamis foi almoçar conosco no domingo e decidi fazer um agradinho - sem contar a parte de que eu estava com umas maçãs na fruteira virando o Cabo da Boa Esperança e castanhas do Pará deliciosas, que Maridão trouxe de Manaus, precisando ser consumida. Então, depois do almoço, bem rapidinho, fiz a torta. Comemos quentinha com uma bola de sorvete de coco. Olha, eu - particularmente - não trocaria por uma delícia de uva (falaremos dela num futuro próximo, assim que meu estômago implorar por ela e eu arrumar uma boa desculpa ou visita para dividi-la) mas que ficou uma delícia, isso ficou! As piscianas que provaram - Mamãe e Fê - gostaram e Maridão, não gosto de doces doces/adoro sorvete/só como sobremesa com café, comeu e repetiu!
TORTA DE MAÇÃ
serve 4 gulosos




Ingredientes
1/2 pacote de bolacha Maria
1 colher de sopa de manteiga
2 maçãs fuji picadas
1 xicara de castanhas do pará picadas
1 1/2 xicara de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
4 cravos da índia
100 ml de creme de leite
1 clara de ovo
1/2 colher de café de cremor tártaro

Mão na Massa
Coloque as bolachas no processador e bata até virar uma farofa. Acrescente a manteiga aos poucos e pulse para misturar. Use a farofa para forrar o fundo da forma e suas laterais. Se necessário, umideça suas mãos para evitar que a farofa grude. Reserve. Coloque 1 xícara de açúcar em uma panela, em fogo baixo, e deixe derreter, cuidado para não deixar queimar! Quando o açúcar estiver derretido, acrescente as maçãs, canela e o cravo. Mexa com frequência, até a maçã amolecer. Despeje o creme de leite, desligue o fogo e misture bem. Coloque o recheio sobre a massa de bolachas. Bata a clara em neve, acrescente o cremor tártaro e bata até ficar bem firme. Acrescente o restante do açúcar, aos poucos e bata até ficar firme novamente. Espalhe as claras sobre o recheio de maçãs e leve a torta ao forno pré-aquecido em      200 C, até a cobertura de caras ficar levemente dourada.
Pode ser servida quente ou fria.

Fotos: Marcus Maglia

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Pizza da Lelê

Tenho amigas da vida toda. Literalmente! Uma desde os tempos da barriga - mamães já era amigas . Outras, fui adquirindo pela vida, aos três anos, aos cinco, aos dez, aos 18 aos 21 e - ainda bem - continuo encontrando novas amigas por aí.... Então, que no meu casório escolhi - com dor no coração, porque ficaram amigas amissíssimas de fora - cinco madrinhas! Amigas que viraram comadres. Eu e as comadres temos - ainda que fique cada vez mais difícil - o hábito de nos reunir para comer, beber e jogar conversa fora. Eu fui a primeira da turma a juntar as escovas de dentes, então minha casinha virou QG. Numa dessas noites de muita fofoca, fiz para as comadres a receita de pizza do From Our Home to Yours. Foi um sucesso! Uma das comadres, em especial, vive me cobrando a receita. Essa semana fiz as massas de pizza para jantar e aproveitei para fotografar e atender a amiguinha. A cobertura da foto é calabresa. Mas coloque a cuca para trabalhar e use a cobertura que mais agrada seu eleitorado. Comadre Lê, chegou o dia, aí vai a receitinha! Aprecie sem parcimônia!


MASSA DE PIZZA
duas pizzas bem grandes
1 envelope fermento biológico instantâneo
1 xícara de água morna
1 colher de chá de açúcar

 3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de sal

Óleo e fubá para untar a forma.

Dissolva o fermento na água com o açúcar e  deixe descansar por 5 minutos. Coloque sal, farinha e o óleo alternados. Sove por cerca de 5 minutos e deixe a massa crescer por aproximadamente 1h. Divida a massa em dois e abra dois discos de , mais ou menos 0,5 cm. Coloque os discos em uma forma  untada com óleo e fubá. Fure com um grafo e asse em forno pré aquecido em 220 C por 8 minutos. Coloque o recheio escolhido sobre a massa e asse novamente por, aproximadamente, 20 minutos.

Fonte:Blog From Our Home to Yours
 A massa também pode ser feita na máquina de fazer pão no ciclo amassar. Quando estiver pronta é só abrir os discos e seguir os passos seguintes da receita. 
Fico devendo a foto da pizza assada, porque ela  e suas três irmãzinhas foram apreciadas - sem nenhuma parcimônia - numa jantinha com os vizinhos, na casa do meu Mano/vizinho.


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Massa com Alho Poró- Comendo e Aprendendo


Uma vez li por aí que nosso paladar se altera a cada dez anos. Quanto ao prazo, não sei. Mas concordo plenamente que nosso paladar muda mesmo. O meu, pelo menos, tem mudado muito! Não sou fresca para comer. Como quase de tudo, mas a lista dos "não gosto" tem diminuído bastante. Uma das últimas novidades foi o alho poró. Sempre achei que não gostava - "achei" é ótimo, é a prova de que nunca havia experimentado - até que um dia achei ele tão bonito na feira que comprei. Fiz uma massa com molho de queijos e o talzinho para receber minha Comadre Fê lá em casa. Provei e aprovei! Na semana seguinte, lá estava ele de novo na cestinha. Um noite dessas, na companhia do maridão, resolvemos fazer o repeteco da receitinha inaugurada com a Comadre: massinha com alho poró para a janta. Simples e DELICIOSO!
MASSA COM MOLHO DE QUEIJOS E ALHO PORÓ
serve dois gulosos
Ingredientes
250 g de massa
400 ml de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de requeijão
1 xícara de queijo prato ralado (ou outro queijo de sua preferência)

1/2 xícara de gorgonzola (opcional)
1 alho poró fatiado
1 colher de chá de manteiga
sal e pimenta a gosto


Mão na Massa
Coloque a massa para cozinhar, seguindo as instruções do fabricante. Refogue o alho poró na manteiga com sal e pimenta e reserve. Aqueça o leite e, mexendo sempre, coloque os queijos, o requeijão e mexa até aquecer bem. Acrescente o alho poró ao molho e jogue por cima da massa já cozida e escorrida. Se achar o molho muito grosso, acrescente um pouco da água do cozimento da massa.
Foto: Marcus Maglia

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cestinhas Folhadas


Sogrinhos viriam almoçar aqui em casa pela primeira vez! Junto com eles, cunhadinho e uns amigos. O almoço foi decidido sem nem pensar: lasanha de carne com molho quatro queijos, preparada na noite anterior, para poder ficar batendo papo quando as visitas chegassem. Quando fomos ao mercado para comprar os ingredientes da lasanha, ainda não havia decidido a sobremesa - e confesso que estava pouco inspirada.... Na gôndola das massas, encontrei um pacotinho de massa folhada.... Hummmm... Lembrei de uma sobremesa que a Fê nos serviu na casa dela e AMEI! Ela cortou as massinhas com um copo e assou. Na hora de servir, fez camadas com a massa, doce de leite e morango. Tudo de bom! Aí levei a massa para casa, pensei em fazer um creme para substituir o doce de leite e uma ganache para fazer uma caldinha. Só esqueci de um detalhe: contar as massinhas. Em casa - já falei que moro a vááários quilômetros de um mercado decente? - me dei conta que não tinha massinhas suficientes para fazer as camadas. Espertinha. Pensei, pensei, pensei... Abri os armários  - sempre ajuda na inspiração - e vi lá no fundo, minhas forminhas de muffins. Feito! Decidi fazer cestinhas rechear com creme, morango e chocolate. Assim fiz. Coloquei, dentro de cada cestinha, uma colher de creme, um morango e um quadradinho de chocolate meio amargo. Fiz uma ganache para fazer uma caminha no prato e pronto! Acho que foi a sobremesa mais bonita que já passou lá por casa e para completar, ficou uma d-e-l-í-c-i-a!
CESTINHAS FOLHADAS
10 cestinhas
Ingredientes
10 quadradinhos de massa folhada 
10 morangos
170g de chocolate meio-amargo
1 lata de creme de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
1 lata de leite condensado
1 xícara de leite
1 colher de sopa de amido de milho


Mão na Massa
 Em uma panela, coloque o leite condensado, baunilha e o amido de milho dissolvido no leite. Mexa em fogo baixo até formar um mingau grosso. Reserve e deixe esfriar bem. Arrume as folhas da massa dentro das forminhas de muffin deixando as beiradas para fora e coloque na geladeira. Quando o creme estiver completamente frio, retire as cestinhas da geladeira. Coloque duas colheres de sopa do creme, um morango inteiro e um quadradinho de chocolate em cada forminha. Junte as beiradas da massa e aperte para fechar e formar as cestinhas. Refrigere por 30 minutos. Enquanto isso, derreta o restante do chocolate e mistre ao creme de leite. Pré aqueça o forno em 220 C e coloque as cestinhas. Deixe assar por, mais ou menos 20 min ou até começarem a dourar. Retire as cestinhas da forma e sirva sobre a calda de chocolate.

Fotos: Marcus Maglia



quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Frango Bebum


Há um tempão queria tentar fazer um frango na cerveja. Há um tempão tinha uma cerveja e um pedaço de frango na geladeira. Sábado eles se uniram e fizeram um almocinho jóinha!Para acompanhar, resolvi inaugurar minha lindíssima panela de barro, trazida pelo Maridão da Amazônia e produzida pela etnia Tucano, com um arroz sete grãos e - porque somos saudáveis  - uma saladinha de alface, cenoura crua e azeitonas pretas. Uma toalha de xitão, ótima companhia e um sábado de sol. Perfeito.
FRANGO NA CERVEJA
serve 2 gulosos

Ingredientes

2 coxas e sobrecoxas
2 latas de cerveja
4 lâminas de gengibre
sal e pimenta a gosto
1 colher de café de amido de milho

1/4 xic de água
1 colher de chá de manteiga

Mão na Massa
Ponha o frango com a cerveja, o gengibre, o sal e a pimenta  em um saco plástico resistente ou em uma tigela com tampa. Deixe marinar por, no mínimo 1 hora. Coloque em uma assadeira e leve ao forno em temperatura alta por, mais ou menos 1:30h. Quando o frango estiver bem dourado, retire do forno e passe o molho da assadeira para uma frigideira. Acrescente a manteiga e o amido de milho dissolvida na água e deixe engrossar, em fogo baixo.


Lá em casa, todo mundo adora sábado de sol....
Fotos: Marcus Maglia

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Bolo de Chocolate e Brigadeiro - Mais doce que doce de batata doce!

Não sei se é só comigo, mas sempre que cozinho sob pressão a coisa normalmente  não flui bem... Essa semana, como já falei aqui, foi aniversário do Espaço Crescer. E aí, que nós tivemos uma contação de histórias para a criançada com maridão e depois, bolo. Então, me prontifiquei a fazer o bolo. Cozinhar para um monte de gente = pressão! A escolha foi fácil. Há uma maneira infalível de agradar criancinhas gulosas: bolo de chocolate com recheio de brigadeiro. Até aí, tudo bem, porque tenho uma receita de bolo de chocolate herdada da Dôlo que é tudo de bom nessa vida! A Dôlo fazia o bolo para os aniversários dos pequenos dela e dizia que sempre funcionava. E funciona, mesmo! Bolo, OK. Recheio - brigadeiro- tranquilo. Pois é. Então que o bolo ficou uma belezura, como sempre. Mas cadê do recheio engrossar??? Resolvi fazer dois recheios - porque eu gosto de encrenca - um de brigadeiro e o outro de branquinho. De jeito nenhum eles engrossavam! Lá pelas tantas decidi que ia assim mesmo e me convenci (cof, cof) de que eles iriam endurecer quando esfriassem. Segue o barco... Bolo cortado, recheado e na geladeira para passar a noite firmando. Na manhã seguinte, ganache para cobertura. Seria uma surpresa se eu dissesse que ela também ficou muito mole?! Raios! Na hora de acertar o recheio para começar a cobrir, vi que ele não estava, assim, suficientemente duro. Passa a ganache, a ganache escorre.... Passa mais ganache, mais ganache escorre... Mas tudo bem, endurece na geladeira.... Meia hora depois era hora de levar pro Espaço. Eu moro longe. Era meio-dia e o trânsito estava terrível. Adivinha se o bolo deu uma entortadinha??? Tentei consertar mas não ficou a contento. O jeito foi arrumar um granulado para esconder os derretidos e os buracos que a cobertura torta deixou... No fim, ficou até mais festivo! E tava bom....... Para aqueles dias em que dá uma saudade daqueles aniversários na escola com bolo de chocolate e cachorro quente, não tem nada melhor! Para os dias de paladar não tão açucarado, o bolo sem recheio mesmo, já é uma delícia! Já testei também com recheio de morangos (hummmm), coco (miam, miam...) e trufas (aiai....) e imagino que funcione muito bem com outros recheios também.

BOLO DE CHOCOLATE DA DÔLO
para fôrma redonda de 23cm
Ingredientes
5 ovos
1/2 xicara de óleo
1 xic de café preto bem forte
2 xicaras de açúcar
2 xícaras de trigo
1 colher de sopa de fermento químico
1 xícara de chocolate em pó

Mão na Massa
Bata as claras em neve e reserve. No liquidificador bata as gemas, o açúcar, o café, o óleo e o chocolate em pó. Vá colocando o trigo e o fermento aos poucos, sem bater demais.  Quando a massa ficar pesada, transfira para uma tigela para terminar de acrescentar o trigo e o fermento. Misture as claras em neve, com cuidado, à massa. Coloque em uma fôrma untada ou forrada com papel manteiga. Asse em forno pré aquecido, em 180 C, por - aproximadamente - 40 minutos. Teste enfiando um palito ou faca no centro do bolo. Se sair limpo, está pronto!

RECHEIO BRIGADEIRO
Ingredientes
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de cacau em pó
1 xícara de leite
2 colheres de chá de amido de milho
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de café de manteiga

Mão na Massa
Misture o amido de milho com o leite até dissolver e ponha em uma panela com os outros ingredientes. Coloque a panela em fogo baixo e mexa constantemente até a mistura engrossar e, ao mexer, você consiga ver o fundo da panela.

RECHEIO BRANQUINHO

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 xícara de leite
1/2 xícara de doce de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de chá de amido de milho
Mão na Massa
Misture o amido de milho com o leite até dissolver e ponha em uma panela com os outros ingredientes. Coloque a panela em fogo baixo e mexa constantemente até a mistura engrossar e, ao mexer, você consiga ver o fundo da panela.
GANACHE
Ingredientes
180g de chocolate meio-amargo
300g de creme de leite
1 colher de café de manteiga

Mão na Massa
Pique o chocolate e derreta-o no microondas. Misture a manteiga, e o creme de leite até dissolver bem.
Espere o bolo e os recheios esfriarem completamente antes de montar o bolo. Se possível, deixe o bolo recheado, sem cobertura, algumas horas na geladeira para firmar o recheio (o que não aconteceu com o meu...). A cobertura pode ser só a ganache ou pode ser complementada com granulado, confeitos ou o que a imaginação permitir. 
***Fui avisada pela auditoria culinária deste blog -uma cozinheira beeem mais experiente que eu - que a quantidade de amido de milho no brigadeiro está muito pequena. Então, se for fazer o recheio, capriche mais no amido para não sofrer na frente das panelas como eu...


A foto do bolo cortado vou ficar devendo, imaginem que com crianças em volta ficou um pouco complicado parar tudo para fotografar...

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Danoninho Caseiro - Siricotico

Sabe quando dá zique zira, siricotico, béri béri de vontade de comer uma coisa?? Acontece comigo, quase todos os dias.... Maridão que o diga! Volta e meia eu PRECISO comer uma determinada coisa e ele, também.... Amar é compartilhar! Inclusive os desejos malucos da esposa gulosa...Eis que no fim de semana a zique zira era de Danoninho Caseiro. Durante a semana vi a receita no Eat'n Tell e fiquei com a danada martelando na cabeça. Acontece que o Marcus detesta coisas com gosto de bala (as própias inclusas) e não tinha nenhuma visita prevista que justificasse a tal sobremesa e me ajudasse a devora-la. Fui resistindo, resistindo.... Bravamente.... Sábado à noite, não deu! Tive que fazer! Não é que o gosto fica igualzinho mesmo?!!! Prá complicar ainda mais a situação, resolvi colocar metade da receita, depois de pronta na sorveteira. Sabe que ficou melhor ainda?!! Tudo bem se a gente acumular uns quilinhos no inverno, né?!
DANONINHO CASEIRO
                                   serve 4 gulosos
Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite
1 pacote de suco em pó sabor morango (diz a lenda que só funciona se for Tang)

Mão na Massa
Junte os ingredientes e bata no liquidificador por uns 2 minutos. Coloque no refrigerador por 1 hora e pronto!
Se preferir, coloque a mistura pronta e refrigerada na sorveteira e siga as informações do fabricante.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Parabéns prá nós!!!!

Sopa da Galera do Fundão

Não, isso não é um post sobre alunos bagunceiros que cozinham. A galera é a do fundão da minha geladeira.... Tinha uma couve que ia prá manteiga e não foi, couve flor que ia gratinar e não foi, abobrinha que ia rechear e não foi. Enfim, um bocado de legumes frustrados - diferente da galera do fundão da escola que usualmente se dá muito bem na vida! Diante deste quadro pouco promissor.... Sopa! Bom, na casa de Mamãe sopa sempre foi assim, com tudo o que tinha na geladeira. E assim foi! Sabe que ficou beeem bom?! No capricho, complementada pela última fatia de pão de milho do fim de semana - começo de semana é duro! Nem sei se seria necesário receita, mas já que esse é o objetivo do blog, lá vai:
                                     SOPA DA GALERA DO FUNDÃO
                                                                          serve dois gulosos
Ingredientes
1 pedaço de frango (usei uma coxa)
1 colher de chá de óleo vegetal
1 cebola média
4 folhas de couve
6 floretes de couve flor 
1 batata média
1 aborinha pequena
1,5 litro de água
Mão na Massa
Corte a couve, cebola, batata e abobrinha em cubinhos e a couve em tiras. Reserve. Aqueça o 
óleo e doure o frango. Acrescente a cebola e deixe dourar, mexendo e acrescentando água às colheradas, se necessário.  Coloque os legumes, menos a couve, e refogue por alguns minutos. Acrescente a água, tampe a panela e deixe ferver por 20 minutos, em fogo baixo. Adicione a couve e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Enquanto isso, retire o frango da panela, corte em pedaços menores, despreze o osso, se houver, e devolva os pedaços à mistura. Deixe a sopa esfriar por alguns minutos e bata no liquidificador ou processador. Volte para a panela para aquecer e sirva. Pronto! Sopinha quentinha e com gostinho de casa de Mãe.

OBS: missão complicada essa de fazer uma sopa com cor de burro quando foge ficar bem na foto...Bom, tentei!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Estreia

Bisbilhoto tanto a vida alheia nos blogs por aí que achei que era hora... Vamos ver o que dá! A idéia - que pode mudar a qualquer momento - é contar um pouco das gororobas que produzo na minha cozinha/sala e que o maridão, família e amigos gentilmente experimentam. Às vezes dá certo, às vezes nem tanto.... Se o lindão diz que "pode fazer sempre", vai para a lista dos repetecos, com certeza! Também podem aparecer por aqui as peripécias da vira-latas mais sem-vergonha e pateta dessas bandas - a Ripa na Xulipa - e sua fiel escudeira de nome chique, a Pretória.

Fotos: Betina Humeres, Fabio Fernandes e Bárbara.