segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Delícia de Uva


Aqui em Floripa tem uma confeitaria que eu adoro. Os doces já foram bem melhores, decaíram, mas ainda são muuuito bons! E tem um, em especial, que é meu xodó. A tal Delícia de Uva. O problema é que a confeitaria tem preços astronômicos! Então, só desfruto da Delícia bem de vez em quando. Aí, que eu decidi tentar reproduzi-la em casa. Comprei uma das originais e fui comendo, com calma, prestando bastante atenção nos sabores - o que, aliás, foi uma tortura horrenda, como podem imaginar. Essa semana, tive visitas - e a desculpa que precisava para colocar as mãos na massa! Bom, posso dizer que ficou muito bom! Muito bom, mesmo! Ainda não é como o original - acho que acertei duas das três camadas - mas, por enquanto, está de bom tamanho!
DELÍCIA DE UVA (ou quase isso)
serve 6 gulosos
Ingredientes
Um cacho grande de uva itália

Camada 1:
1 pote grande de nata
6 colheres de sopa de açúcar
Camada 2:
200 ml de leite condensado
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de glucose de milho
Camada 3:
90g de chocolate meio amargo
1 colher de chá de glucose de milho
100 ml de leite
50 ml de creme de leite
1 colher de café de manteiga

Mão na Massa
Camada 1: bata a nata até ficar aerada. Acrescente o açúcar e bata até incorporar bem.
Camada 2: misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ficar na consistência de calda bem grossa.
Camada 3: derreta o chocolate no microondas ou em banho maria e misture os outros ingredientes até incorporar.
Montagem: em um refratário, coloque a camada 1 , as uvas - uma ao lado da outra, sem deixar espaços livres -  a camada 2 e camada 3. Refrigere por alguma horas antes de servir.


Um doce bem "escorpiano"! A Comadre Jô - escorpiana, como eu - provou e concordou!

4 comentários:

Tati - Panelaterapia disse...

Aqui tem uma doceria, a "Barbarus" que faz esse doce de uva...é um sonho!!!
Vou copiar sua receita! delícia!!!

Glau disse...

perai.. conta direito.. vc é doida por esse doce, dai vc comprou, comeu bem de-va-gar e depois criou tudo da sua cabeça? menina, vc é uma gênia!

Unknown disse...

É Glau, tenho que concordar com você, a Bá realmente é uma gênia, porque a delícia não estava somente uma delícia, mas maravilhosa!!!! Recomendo todos fazerem!!!

Bá Maglia disse...

Bobinhas! São muitos anos de Delicia de Uva e de especulação sobre a receita...E além do mais, essa não foi a primeira tentativa... Já faço há bastante tempo um "genérico" mas dessa vez ficou bem mais próximo porque consegui acertar o creminho de natas... Hummm
Beijos!