quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Quase Fondue


Aniversário do Maridão, feriado, visitas e uma gripe danada me afastaram do blog. Mas não da cozinha! Aprontamos muitas e boas na companhia do Compadre Léo e sua Ethy lá em casa... Começo com o jantar do aniversário do Maridão. A pedido dos Compadres, resolvemos inaugurar a panela de fondue que nos deram de casamento. Fondue de queijo foi o escolhido. Na verdade, uma "releitura" dele... Que me perdoem os mais radicais, mas se comemos com um espetinho [ não palitinhos ] , mergulhando no molho - prá mim - é fondue! Então, na verdade, fizemos um molho branco com muuuuitos queijos e nele mergulhamos coisinhas: pão, batata bolinha e frango em cubinhos. Acompanhamos com vinho branco e muuuito frisante [hic!].

"QUASE FONDUE" DE QUEIJO
serve 4 gulosos
Ingredientes
500g de batata bolinha 
1 pão italiano
500g de frango
1 litro de leite
1 xícara de queijo parmesão
1 xícara de queijo provolone
1/2 xícara de queijo gorgonzola
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de óleo vegetal

noz moscada, pimenta e sal a gosto


Mão na Massa
Cozinhe as batatas bolinhas em caldo de frango - eu usei de tablete mesmo. Corte o pão em quadradinhos e o frango em cubos. Doure o frango em 2 colheres de sopa de óleo vegetal e tempere com sal e bastante pimenta. Derreta a manteiga em uma panela média. Acrescente o trigo de misture bem até formar um pirão. Vá despejando o leite, morno, aos poucos e mexendo sempre para dissolver o trigo. Quando despejar todo o leite, coloque os queijos e misture bem, em fogo baixo, até que derretam. Coloque a mistura na panela de fondue e sirva! 



Eu esqueci, mas vale muito a pena colocar um pouco de vinho branco no molho. Acho que 1/2 xícara é suficiente.

Fotos: Marcus Maglia

6 comentários:

Tati - Panelaterapia disse...

Essa sua panela é um espetáculo! Preciso comprar uma panela de foundue descente, tenho umas 3 mas não são boas, gruda tudo no fundo e acabo fazendo no fogão mesmo e só deixo lá p/ aquecer...

Essa combinação com batatinhas deve ter ficado muito boa!

Anônimo disse...

Sua 'quase' foundue ficou mto fina! ;-)

"Manjares da Manu" disse...

Se é ou não foundue,eu não sei!!!Só sei que adorei a sua receita!!!

Gostei muito de conhecer o seu blog!!!

Bjs...

Rachel disse...

Maria, como você mesmo disse...se comeu com palitinhos é fondue...mas não é só isso, se agregou alguns queijos está foundido...rsrsrs! Bjuss!!!

BH disse...

ai que delícia!
Parabéns pro Marcus atrasado!!
Guarda uma receitinha inéidita pra mim!! Tô chegando dia 12 de novembro! e fico 6 dias... prometo guardar um pra sua casinha... ;o)
beijo!! Beta.

Anônimo disse...

A estreia da panela foi em grande estilo, acho que eu e o leo engordamos no minimo uns 2 kilos no feriado, heheheh, mas valeu cada garfada!!!