quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Risotto de Carne com Cogumelos - Comadres Cobaias


Já postei a sobremesa do jantar com as comadres, a Torta de Morangos. Hoje, falemos do jantar. Sim, houve jantar, as meninas são formiguinhas mas também apreciam uma boa comidinha salgada... Tinha acabado de comprar arroz arbóreo e estava louquinha para estrear no mundo maravilhoso dos risottos. Sim, nunca havia feito um risotto antes. Morria de medo de virar uma papa melequenta ou reboco de parede. O processo me parecia cheio de manhas e truques... Mas, li bastante sobre o assunto - destaque absoluto para o La Cucinetta, com os post exlicadinhos que não deixam margem para dúvidas - e tomei coragem.  Então, fui um pouco tendenciosa quando sugeri possibilidades para a janta: "Então, vocês podem escolher entre risotto disso, daquilo ou daquilo outro". Bem democrática! E elas escolheram risotto de filé mignon com cogumelos. Tudo correu maravilhosamente bem! E eu morri de arrependimento de não ter tentado antes!!! Miam miam... Comemos, repetimos e ainda achamos lugar para a sobremesa!

RISOTTO DE CARNE COM COGUMELOS
serve 4 gulosos
Ingredientes
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 cebola grande
2 dentes de alho

400g de filé mignon
1 bandeja de cogumelos paris (esqueci de olhar o peso...)
1 xícara de arroz arbóreo
1/2 xícara de vinho branco
4 xícaras de caldo de carne (aproximadamente)

1 colher de sopa de manteiga
1 1/2 xícara de queijo parmesão ralado



Mão na Massa
Em uma panela aqueça o caldo de carne e deixe em fogo baixo. Em outra panela, grande, aqueça o óleo - em fogo alto ou médio -  e coloque a carne, cortada em cubinhos  mexendo sempre, até dourar bem. Acrescente a cebola e o alho picados e continue mexendo até que fiquem transparentes. Ponha o arroz e misture por, mais ou menos 1 minuto - cuidado para não grudar! Derrame o vinho e misture até evaporar um pouco- não completamente. Abaixe o fogo e coloque uma ou duas conchas de caldo de carne. Mexa constantemente até que o líquido quase suma - nunca deixe o caldo secar completamente. Coloque os cogumelos fatiados e mais duas conchas de caldo. Mexa, sempre, até quase sumir. Repita o processo -2 conchas caldo/ misturar - até o arroz ficar al dente. Se seu caldo acabar antes do arroz ficar no ponto, acrescente mais uma xícara de água ao caldo. Quando o arroz chegar ao ponto, acrescente mais uma concha de caldo e desligue o fogo. Coloque a manteiga e o parmesão e misture bem. Tampe a panela e deixe repousar por 5 minutos. Sirva e delicie-se!




5 comentários:

Thais disse...

Bá, agora que vc descobriu esse fantástico "mundo dos risottos", nunca mais vai largar! hahaha... Eu tbém tinha um baita receio de fazer, achava que iria dar errado, enfim. Depois que fiz o primeiro, me apaixonei mesmo! Fora que é uma delícia, né!!
O seu ficou lindo, parabéns! Já anotei a receita.
Beijinhos!
Thais

Tati - Panelaterapia disse...

Mais uma frustração: meu marido chama risotto de "arroz papa" kkkkk....mas ó, já me desprendi desse problema, faço uma comida bem básica p/ ele e p/ mim mando vê nas frecuras! kkkkk... Esse risotto tá lindo...tô com uns shitakes aqui acho que vão virar risotto também!

Bjs

Glau disse...

Bá.. decoração da mesa é tudo.. simples, mas uma graça! adorei! bem do estilinho que eu gosto!

risotto é sempre bom...
bjao

Rachel disse...

Eu também...acredita que ainda tenho meus receios em fazer risoto.
Mas já prometi pra mim mesma, que ainda essa semana vou tentar. O seu ficou maravilhoso com certeza, pela foto! Bjuss!!!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Bom dia Bá! Gostei muito do seu cantinho! Estarei te acompanhando, para ver as novidades! Seu risoto ficou muito apetitoso! Adorei a receita! Bjinhos