terça-feira, 24 de novembro de 2009

Feijão com Berbigão - Comida de Tigela



Adoro refeições que são pratos únicos! Macarronadas, risottos e afins. Se der para comer em tigela, então?! AMO! Se, ainda por cima, der para preparar sujando só uma panela: perfeição! Comprei os feijões brancos sem saber muito bem o que fazr com eles e confesso que fiquei alguns dias olhando para eles com a cabeça vazia. Só conseguia lembrar de mocotó e dobradinha - que, não se enganem - eu adoro, mas não sei preparar, dão um trabalhão e não são exatamente leves para se comer numa noite qualquer. Aí, preparei a macarronada com berbigões - mais um prato único - e acabei não usando todo o refogado. Quando olhei para ele na geladeira, tudo fez sentido! O refogado implorava pelos feijões! [percebam que estou um pouco melodramática hoje, deve ser por conta da perda recente, snif] Para os feijões com berbigão, acabei sujando duas panelas. Mas ficou tão bom que valeu a pena! Comida de tigela para comer sentadinha no sofá assistindo um filme... Sim, péssimo hábito esse de comer assistindo TV. Se come demais, a digestão complica, blá blá blá, mas é tão bom!!! A pessoa precisa infringir algumas regras de vez em quando, certo?!


FEIJÃO COM BERBIGÃO
serve 3 gulosos
Ingredientes
1 xícara de feijão branco
1 litro de água (aproximadamente)
1 colher de chá de cominho em grão
1 colher de chá de açafrão da terra
1 colher de sopa de sal
200g de berbigão
1 cebola grande
2 colheres de chá de óleo aromatizado com alho
1/2 pimenta cambuci (ou não....)

1 pitada de pimenta jiquitaia
8 tomates cereja
2 colheres de sopa de parmesão

Mão na Massa
Deixe os feijões de molho durante a noite. Coloque-os para cozinhar com àgua. Quando já estiverem bem macios, tempere com açafrão, cominho e sal. Escorra e reserve. Em uma frigideira, refogue a cebola no óleo aromatizado e a pimenta. Acrescente os tomates cereja picados e deixe dissolver. Acrescente os berbigões e deixe esquentar bem. Misture aos feijões, salpique o parmesão e sirva!

2 comentários:

Redação Plano E disse...

Cheguei aqui pelo Blogger e encontrei essa receita de "chilli manezinho". Gostei. Dá pra variar com o pastel de berbigão do Zero Grau no Mercado. Grande dica. Vou experimentar.

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que delicia! Ficou super apetitoso! Adorei! Bjinhos