quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Muffin de Espinafre e Gorgonzola

Durante as mini férias com o Maridão, saíram alguns quitutes à quatro mãos na nossa cozinha. Na última noite, o forno bombou!!! Rolou uma Cuca - que logo, logo aparece por aqui -  e esses muffins. A receita estava há um tempinho na minha bolsa - tenho o péssimo hábito de copiar as receitas em papéizinhos avulsos e coloca-los na bolsa, aonde ficam até que eu me lembre que as tenho [que às vezes demooooora....] - para acabar com um pedação de gorgonzola antes que ele se perdesse na geladeira. A receita é da   - querida que sempre deixa comentários e dicas bacanas aqui no Maria Pirão - do Pimenta Calabresa e foi executada fielmente! Ficou muuuuito bom! Um sabor bem marcante, adoro combinação de espinafre com gorgonzola e nos muffins ela fica perfeita! Obrigada, Fê pela delícia!

MUFFIN DE ESPINAFRE E GORGONZOLA
rende 12 muffins
Ingredientes
2 xícaras de trigo
1 colher de chá de fermento químico
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 ovo batido
1 colher de sopa de manteiga
200ml de leite
1 xícara de queijo gorgonzola
2 xícaras de espinafre
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta branca

Mão na Massa
Liquidifique o espinafre com o leite. Acrescente o fermento, bicarbonato, ovo, manteiga, óleo, sal e pimenta. Coloque o trigo aos poucos. Se a massa ficar muito pesada, tranfira para uma tigela e termine de acrescentar o trigo. Esfarele o queijo e junte à massa. Unte com manteiga e trigo as forminhas de muffin e coloque 2 colheres de sopa de massa em cada uma. Asse em forno pré aquecido em 200 C por 20 minutos.

5 comentários:

Glau disse...

humm curti esta receita. Ando numa fase mais natureba e tudo que é verdura,legumes tem me agradado!

bjos querida

Anônimo disse...

Ah Bar, imagine, querida é tu!

Tati - Panelaterapia disse...

Estou doida para fazer um receita de muffin salgada! Ficaram lindos!!!
Bjs

BH disse...

Nossa... isso parece divino!!
Mais um pra lista do "eu quero!!"
Já perdi as contas... é bom recapitular aí nos comentários... rsrs...
Beijo, Beta.

M Mawkitas disse...

Oi! Cheguei aqui procurando receita de muffin salgado. Fiz a receita que está aqui e ficou muito boa. Acrescentei alecrim, usei azeite e somente fermento em pó (numa quantidade maior pra compensar a ausência do bicarbonato). Fez o maior sucesso aqui em casa, foi super aprovada! Se quiser ver, coloquei a receita na versão que eu fiz e o passo a passo com fotos no meu blog. De qualquer forma, está de parabéns, encontrei muita coisa bacana aqui e devo fazer outras das receitas postadas! Abraço!