quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Torta de Limão II - A missão!


Esta torta - que foi feita com todo o carinho para o aniversário do Cunhadinho querido - acabou sendo um híbrido! E como é comum aos híbridos, acabou ficando meio esquisita.....  Achei a trufa muito forte e meio amarguinha [amarguinha mesmo, não ácida] demais para o recheio. Sogrinha, Maridão e o Aniversariante disseram que ficou boa, mas eu achei que estava faltando - ou sobrando - alguma coisa.... Enfim, funcionou assim: casquinha de biscoito, trufa de caipirinha e chantilly!

TORTA DE LIMÃO II
serve 4 gulosos
Ingredientes
MASSA
1 pacote de bolacha maria
80 g de manteiga gelada

RECHEIO

300g de chocolate branco, finamente picado
100ml creme de leite
2 colheres de chá de glucose
6 colheres de sopa de suco de limão
6 colheres de sopa de cachaça [ dessa vez, usei vodka]

10g de manteiga em temperatura ambiente
raspinhas da casca de 2 limões

COBERTURA
1 cx de preparado para chantilly Fleischmann [que é uma maravilha, by the way]
4 colheres de sopa de açúcar
raspas de 1 limão

Mão na Massa
MASSA
Bata as bolachas no processador até formar uma farinha. Vá acrescentando manteiga até que, quando apertada, a massa mantenha sua forma. Use a farofa para forrar o fundo e as laterais de uma forma, apertando bem. Leve ao forno médio por, aproximadamente 10 minutos, até ficar levemente dourada. Reserve e deixe esfriar.
RECHEIO

Coloque o chocolate picado numa tigela grande. Em uma panela, aqueça o creme de leite e a glucose até ferver. Desligue imediatamente e despeje sobre o chocolate. Mexa bem até ficar um creme brilhoso. Deixe descansar por 10 minutos. Acrescente o suco de limão e a cachaça, e misture bem. Junte a manteiga e cubra com um filme plástico. Leve à geladeira até esfriar bem. Na hora de usar, misture as raspas de limão. Coloque sobre a massa.
COBERTURA
Bata o chantilly, seguindo as instruções da embalagem e coloque sobre o recheio, salpicando as raspas de limão por cima. Coloque a torta na geladeira por algumas horas antes de servir. 



 
Ela é do sítio, caça lagarto e pega bicho de pé, mas tem seus momentos de glamour! Embora não pareça gostar muito...

* Marido pediu alterações no post. Segundo ele, a torta tem atributos que não foram mencionados. Seriam eles: " É fácil fácil comer 2 pedaços pois não é excessivaente doce,  lembra a torta de limão mas surpreende no sabor tocante e levemente amargo da vodka,  é cítrico mas não limãozeado, bem bem bem gelada ela fica uma excelente sobremesa para dias de verão, imagina acompanhada com uma champagne? Quer mais?  Faz outra porque já não lembro mais de nada!" O que ele não me pede chorando que eu não faço sorrindo......

6 comentários:

Marcus Maglia disse...

Discordo com a escassez de atributos positivos, a torta é uma delícia e dedicarei esse comentário a eles!
Eu tenho um problema, só como doce se não parecer doce, ou melhor, não gosto de pratos em que o sabor principal é marcado pelo açúcar. Bem, nesse caso a é um prato perfeito pro meu paladar.

A torta híbrida de limão pra mim ficou assim:
É fácil fácil comer 2 pedaços pois não é excessivamente doce!!!

Lembra a torta de limão mas surpreende no sabor tocante e levemte amargo da vodka.

É cítrico mas não impregnado de limão.

Servida bem bem bem gelada ela fica uma excelente sobremesa para dias de verão, imagina acompanhada com uma champagne, nem precisa ser brut. Ou um frisante suave, irresistível.

Mas eu mesmo acompanho ela com um cafezinho expresso, só pra alimentar o vício.

PODE FAZER SEMPRE

Bá Maglia disse...

Se ele diz.... Está dito!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Ficou super linda! Agente sempre acha que podia ter colocado isso ou tirado aquilo, normal! Bjinhos

Glau disse...

Bá, isso ai.. maridão falou, tá falado! O meu não 'pita' nada em casa.. me pede um pavê e eu demoro horrores pra preparar pra ele! Tadinho!

Sua torta ficou lindona, viu.. gosto do doce não mto doce!

A camisa da sua cachorrinha tá mto chique!

Bjao, Glau

Tati - Panelaterapia disse...

Tô mais acreditando no seu marido...a torta parece muito boa, adorei a receita!
A roupinha da au-au é um luxo!!!
Bjs

Anônimo disse...

Oh que fofo seu marido comentando! Ele merece outra! Adoro torta azeda, e como sou chegada tb numa biritinha.... rsrsrsrs vou lembrar da sua receita com carinho!
Bjocas