sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Folhado com Cogumelos




Eu queria uma janta rápida, prática, que sujasse pouca louça e que ficasse deliciosa [sim, só isso!]  para receber a Comadre. Coloquei a massa cinzenta para funcionar e fui passear no mercado. O mercado perto do meu trabalho tem uma prateleira refrigerada com uma plaquinha "especial para chefs". Esse foi o jeito que eles encontraram de fazer os clientes metidos a besta [oi?!] pararem por lá. Acontece que nesta prateleira, tem tudo o que há de bom [e caro]  nessa vida! É lá que "moram" os aspargos, as alcachofras, os cogumelos, as endivias, as favas de baunilha, os raddichios e outras maravilhas. Então, a besta aqui, para lá rumou! Dentre as delicias disponíveis,[e compatíveis com meu orçamento] se destacaram os cogumelos... Uma prateleira cheia! Com vários tipos... Hum.... Vontade! A bandeijinha praticamente pulou para a cesta sozinha! Bom, tudo bem, mas e fazer o que com eles??? Passeia, passeia [hummm, panettone] passeia, passeia [ai, nectarinas...] passeia, passeia [olha, tem tomilho!]  Tudo, menos o que eu precisava chamava a atenção. Até que uma caixinha piscou prá mim! Cheguei mais pertinho e era ela... Justamente o que eu queria. Massa folhada. Resolveu todos os meus problemas! Cogumelos refogados na mateiga, cobertos com um queijinho parmesão, sobre massa folhada. 30 minutos, uma panela, uma forma, uma tábua, um ralador , uma colher de pau e uma faca = comida boa, muito boa!

FOLHADO COM COGUMELOS

serve 3 gulosos
Ingredientes
300g de massa folhada
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola

300 g de cogumelos
1/2 xícara de vinho branco
1 colher de sopa de requeijão
sal e pimenta branca a gosto
1 xícara de queijo parmesão ralado
orégano e alecrim a gosto



Mão na Massa
Abra a massa em uma assadeira, faça furos com um garfo e coloque na geladeira por 30 minutos. Em uma panela refogue a cebola picada na manteiga. Quando começar a dourar, acrescente os cogumelos fatiados e o vinho branco. Deixe cozinhar até secar o caldo. Coloque o sal e a pimenta e desligue o fogo. Misture o requeijão e deixe esfriar. Retire a massa da geladeira e espalhe o recheio deixando, aproximadamente 2 cm de borda. Espalhe o parmesão sobre o recheio e salpique com orégano e alecrim. Leve ao forno alto, pré aquecido, até que a massa infle e doure nas bordas.



2 comentários:

Unknown disse...

Hummmmm..simplesmente divino!!!! Aliás como todos os pratos da comadre!!! Uma alegria poder compartilhar momentos de uma amizade tão saborosa, em todos os sentidos! Ameiiii!!!
Beijos Comadre!

Rachel disse...

É, de nada adiantaria ingredientes excelentes, se a chef aí não soubesse muito bem o que fazer com eles.
Mandou bem, simplicidade, com muito sabor.
Bjuss!!!