quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Toalha Felpuda

No aniversário do Maridão - que já faz um tempão - perguntei para ele que bolo ele queria. Pensei mil coisas: tortas, bolos com recheio, charlottes.... Não é que o danado escolheu Toalha Felpuda??! Nada contra o bolinho, que - aliás - é uma DELICIA! Mas eu imaginava algo mais festivo... Não teve jeito! Marido gosta de bolo simples, bolo de bolo! Até que foi um progresso ele escolher um com calda e cobertura. O bolo ficou muuuuito gostoso! Fofinho e úmido com bastante gosto de laranja e coco. Vale a pena! No verão, bem geladinho, hummmmmmm.....

TOALHA FELPUDA
para uma forma redonda de 22 cm
Ingredientes
1 1/2 xícara de suco de laranja
4 ovos
3 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico
manteiga e trigo para untar

CALDA
1 vidro de leite de coco

1 lata de leite condensado
100 de coco ralado


Mão na Massa
Unte a forma com manteiga e trigo e reserve. Na batedeira, bata as gemas com o açúcar. Acrescente o suco de laranja aos poucos, alternando com o trigo e o fermento. Cuide para não bater demais, somente para incorporar os ingredientes. Em outra tigela, bata as claras em neve. Incorpore à massa, mexendo de leve, movendo a colher de baixo para cima. Coloque a massa na forma e asse em forno pré aquecido em 180 C, por aproximadamente 40 minutos, ou até que - enfiando um palito no centro do bolo ele saia limpo. Retire o bolo do forno. Misture o leite de coco ao leite condensado e despeje sobre o bolo, aos poucos, esperando a massa absorver. Se quiser, pode fazer furos com um garfo no bolo para que ele absorva mais calda. Quando despejar toda a calda, espalhe o coco ralado sobre o bolo. Depois que o bolo esfriar ele pode ser desenformado. Se preferir, corte em quadradinhos e embale individualmente levando-os à geladeira.
 

1 comentários:

Tati - Panelaterapia disse...

Tem algumas receitas que algumas pessoas que eu conheço fazem tão bem feitas que em respeito à elas eu nunca faço.

O toalha felpuda é o Bolo da Luzia (funcionária da minha mãe há 20 anos). Eu gosto de manter a tradição de comer esse bolo quando visito minha mãe e acho que se eu fizer em casa perderá a graça! Entende?

Mas fico babando quando vejo, porque adoro!!!
Bjs