sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Brownie do Popeye


Acho que já contei que trabalho com crianças, não?! Pois é, o Espaço Crescer atende crianças e suas famílias. Uma de nossas atividades é a formação de babás. Quando estava montando a apostila do curso encontrei um livro muito legal da Jessica Seinfeld [sim, esposa do próprio] que traz receitas dos favoritos das crianças com verdurinhas "camufaldas". Bom, eu - particularmente - acho bem mais legal quando conseguimos ensinar a criança a comer sabendo exatamente o que é. O livro, prá mim, tem uma utilidade diferente. Penso assim: se vou fazer um brownie, de vez em quando, posso dar uma turbinada nos nutrientes. Por que não?! E posso falar? Esse brownie é um sonho! É uma das melhores receitas de brownie que já provei. Espetacular! E os "verdinhos" ficam realmente muito camuflados! Impossível perceber sua presença [as babás que o digam! Elas sempre são usadas como cobaias]. Agora, o blog do Espaço vai - de vez em quando - ter uma receitinha para as Mamães incrementarem a dieta dos fofos. O que aparecer por lá, aparecerá por aqui também!
Brownies do Popeye

Ingredientes
80g de chocolate meio amargo
1/2 xic de puré de cenoura (1 cenoura)
1/2 xic de puré de espinafre (1/2 maço de espinafre)
1/2 xic de açúcar mascavo
1/4 xic de cacau em pó
2 colh de sopa de margarina
2 colh. de chá de essência de baunilha
2 claras de ovo
3/4 xic de farelo de aveia ou farinha de trigo integral
1/2 colh. de chá de fermento em pó
1/2 colh. de chá de sal
Cobertura
90g de chocolate meio amargo
1/2 xícara de creme de leite.

Modo de Fazer
Para preparar os purés, cozinhe o espinafre e a cenoura no vapor ou no microondas e bata no liquidificador ou processador. Pré aqueça o forno em temperatura média. Unte uma fôrma 20 cm x 20 cm com manteiga e trigo.
Derreta o chocolate, em banho- maria ou no microondas. Misture o chocolate, os purês, açúcar, cacau em pó, margarina e baunilha e misture bem.
Acrescente a farinha, fermento e sal e misture até incorporar. Bata as claras em neve e misture com a massa com cuidado. Derrame a mistura na fôrma e leve ao forno pré aquecido em 200 C por 35 ou 40 min até que se forme uma casquinha dura e rachada. Para a cobertura, derreta o chocolate no microondas e misture ao creme de leite. Deixe esfriar cubra e corte em quadradinhos. Não coma quente! O sabor do espinafre só desaparece com o bolo frio.
 
Fonte: Deceptively Delicious - Jessica Seinfeld

3 comentários:

goyasoares disse...

Maravilhoso!
Delicioso!
Parabéns! Ficou ótimo!
Bjks.

BH disse...

nhami....
manda um desses pra mim de aniversário? hihi..
beijo!
beta.

Unknown disse...

Bá, adorei seu blog e o jeito de escrever!
Essa receita deve ser ótima,primeiro por ser brownie e depois por levar tantas coisas boas!
Também acredito que é melhor quando as crianças entendem o que estão comendo, mas às vezes a gente tem que ter jogo de cintura, não? Fiz um bolo de cenoura com cara de chocolate que ficou muito bom também!
Beijos!