quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Janta das Comadres


 Minhas comadres andam, assim, espalhadas pelo mundo! Tem comadre em Floripa, em Videira, em São Paulo, no Rio e uma até andou batendo asas por New York [ela é fina que dá até nojo, rs]. Então, quando tem mais de duas na mesma cidade, ao mesmo tempo, vira festa! Lá em casa, essa semana, consegui reunir Comadre Beta e Comadre Jô para uma jantinha regada a vinho e risadas. Delícia! Rimos até doer a barriga lembrando das histórias [e não foram poucas] do passado. O jantar foi, por acaso, um tributo à Nigella. Por acaso, porque o prato principal foi escolhido com carinho, mas a sobremesa acabou sendo um improviso [cozinheira esquecida, que mora longe do mercado e não controla direito seu estoque!]! Fomos de Linguine com Cogumelos e Choco Hoto Pots [hummmmm]. E para fechar com chave de ouro, ainda ganhei de presente da Comadre Fotógrafa o registro do jantar! Maravilha!


LINGUINE COM COGUMELOS
serve 4 gulosos
Ingredientes
500 de linguine
300g de cogumelos
80 ml de azeite de oliva
1 1/2 colheres de chá de sal
1 dente de alho esmagado
rapas e suco de 1/2 limão (como usei limão comum e não o siciliano, usei metade do que a receita original pede)
1 colher de chá de folhas de tomilho fresco
3 colheres de sopa de parmesão ralado
pimenta do reino a gosto


Mão na Massa
Fatie os cogumelos e, em uma tigela, coloque os com o azeite, o alho, o tomilho e as raspas e suco de limão. Cubra a tigela e reserve. Cozinhe a massa segundo instruções da embalagem. Jogue o molho sobre a massa e misture com cuidado. Acrescente o queijo e a pimenta e sirva.

CHOCO HOTO POTS
serve 4 gulosos
Ingredientes
3/4 xícara de chocolate meio amargo picado
100g de manteiga
2 ovos
3/4 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de trigo
manteiga e trigo para untar 



Mão na Massa
Unte 4 ramequins com manteiga e trigo e reserve. Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. Bata os ovos com o açúcar e misture ao chocolate com a manteiga. Acrescente o trigo e mexa até ficar bem homogêneo. Distribua a massa nos ramequins e asse em forno pré aquecido em 200 C por - aproximadamente - 20 minutos ou até que se forme uma casquinha rachada. Sirva sozinho, ou acompanhado de sorvete.


Receitas: www.nigella.com
Fotos:www.flickr.com/betinahumeres



4 comentários:

Unknown disse...

Oii Comadre,

Nossa, estava uma delícia, recomendadíssimo!!! Estava com muitasss saudades dos seus quitutes!!! Porque vamos combinar que é maravilhoso viajar pelos EUA, mas a comida, nossa, sem comparação com a do nosso Brasil!!!

Beijão,
Comadre Jô

BH disse...

Comadre!
Digo e repito que tava tudo um luxo só! Delícia!
Quando vai ser o próximo?

beijão!
Comadre Beta.

Unknown disse...

Poxa vida... essa vida de carioca me MATA!! Ninguém merece... enquanto minhas melhores amigas se divertem: comem as delícias da Bá e fofocam até de madrugada... aqui estou EU: sem minhas amigas e sem comida! :(
Não provei esse prato chiquérrimo, mas está com uma cara maravilhosa (nao sei se foi a ótima fotógrafa mais que detalista) ou se tudo tava bonito e gostoso mesmo! rsrsrsrs Tô brincando... os jantares na Bá são sempre maravilhosos!!
Saudades de vcs amigas! Dos encontros, das conversar, dos risos, das fofocas, das comidas, dos conselhos...
Amo muitooo!!
Beijos

goyasoares disse...

Ai, ai, ai...
Conversa de comadres mesmo...
rs rs r sr
Bjks,
Gó.