quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Torta de Pêras

No dia do almoço com as comadres, estava tão concentrada e empolgada com o polvo que faltou criatividade para a sobremesa. Pensei, pensei e lembrei que havia prometido à Comadre Beta, pisciana/adoradora de doces com maçãs, uma torta de maçã. Pensei em cumprir a promessa, mas não sou muito dada a repetecos... Lembrei das pêras lindonas que tinha visto na feira naquela semana e me convenci imediatamente de que a sobremesa TINHA que ser torta de pêras! Afinal, pêras e maçãs não são assim, tão diferentes, certo?! Comadre Beta trouxe as pêras e depois do almoço [enquanto todos se recuperavam do risotto e do vinho, rs] fiz a tortinha. Eu achei que ia ficar bom. Mas nunca imaginei que iria ficar tão bom! Servimos a torta com sorvete de creme salpicado com a farofinha da massa da torta.... Miam.......... Valeu como pagamento da promessa, Comadre pisciana?
TORTA DE PÊRAS
serve 6 gulosos
Ingredientes
1 pacote de bolacha Maria
2 colheres de sopa de manteiga
4 pêras picadas
1  xicara de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
4 cravos da índia
 2 claras de ovo
1/2 colher de café de cremor tártaro

Mão na Massa
Coloque as bolachas no processador e bata até virar uma farofa. Acrescente a manteiga aos poucos e pulse para misturar. Use a farofa para forrar o fundo da forma e suas laterais. Se necessário, umideça suas mãos para evitar que a farofa grude. Reserve. Coloque 1 xícara de açúcar em uma panela, em fogo baixo, e deixe derreter, cuidado para não deixar queimar! Quando o açúcar estiver derretido, acrescente as pêras, canela e o cravo. Mexa com frequência, até a pêra amolecer. Coloque o recheio sobre a massa de bolachas. Bata a clara em neve, acrescente o cremor tártaro e bata até ficar bem firme. Acrescente o restante do açúcar, aos poucos e bata até ficar firme novamente. Espalhe as claras sobre o recheio de pêras e leve a torta ao forno pré-aquecido em      200 C, até a cobertura de claras ficar levemente dourada.
Pode ser servida quente ou fria.

2 comentários:

Figos & Funghis disse...

Nossa, que torta linda! É a primeira vez que estou aqui e adorei seu blog. Tem várias receitas deliciosas. Você não tem ferramenta de seguidores?
Me faça uma visita quando puder, já está convidada: www.figosefunghis.blogspot.com
Bjinhos

BH disse...

Nossa!! Ô se valeu!
Melhor que isso, só dois disso!!
Um "ixpetáculo"!
beijão!
Beta.