quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Polvo

 
 Já contei que sou absolutamente alucinada por frutos do mar? E que meus favoritos são lulas e polvos? Para minha sorte, tenho uma Tia querida cujo marido é pescador. Eles moram na beirinha d' água e quase todos os dias saem para o mar. Esses dias pegaram um polvo. E me deram de presente!!! Conheço poucas pessoas que já tenham ganhado um presente desses e, menos ainda que tenham ficado tão felizes quanto eu! O presente ficou no freezer algumas semanas esperando a ocasião certa para ir para a panela. Eis que, esta semana, durante o carnaval, o dia chegou! Comadre Beta, Comadre Jô e o Primo Fábio vieram almoçar e decidi que era dia de polvo. Queria tentar um aperitivo parecido com o sashimi de polvo para os tentáculos e com o resto, já tinha decidido fazer um risotto [que apareçe por aqui logo, logo]. Sabe que funcionou??!! Ficou bom demais! Comemos tudo num instante! E Comadre Jô "não gosto de polvo" comeu bastantão e até desistiu do risotto especial de alho porró que estava programado prá ela. Aliás, Comadre Jô está um espetáculo! Não comia um montão de coisas e agora, quem anda por aqui, já testemunhou a Comadre comendo gorgonzola, cogumelo e polvo, todos recém retirados da "lista negra". Coisa linda! Comadre Beta ficou, como sempre, responsável pelas fotos, que, como vocês podem bem ver, estão um luxo! O almoço estava tão bom que se estendeu até à meia noite! Eita visita boa!
  
 APERITIVO DE POLVO
serve 4 gulosos
Ingredientes
8 tentáculos de polvo (só a parte mais grossa)
3 litros de água
1 colher de chá de açafrão
1 colher de chá de alecrim
1 colher de chá de pimenta caiena
2 folhas de sálvia
1/2 xícara de vinho branco
sal a gosto
1 limão

Mão na Massa
Coloque todos os ingredientes em uma panela grande e leve ao fogo. deixe cozinhar até o polvo ficar bem macio. Retire o polvo da água (não jogue a água fora, ela é um caldo delicioso que pode ser usado para sopas, risotos, etc) e deixe esfriar bem. Fatie e esprema o suco de 1 limão sobre as fatias.
 
Fotos Betina Humeres

5 comentários:

Tati - Panelaterapia disse...

Eu experimentei sashimi de polvo no dia do meu aniversário e fiquei apaixonada!!!
Agora também sou fã de polvo!!!
Bjs

BH disse...

Olha... tava ALGO!
Tudo tava uma delícia, da entrada de polvo, assando pelo risotto, se lambusando na sobremesa.... e fechando com chave de ouro com um "café da tarde" às 9 da noite.
Sempre boa companhia..
Beijão!
Beta

goyasoares disse...

Faça tudo como vc fez, reserve. Numa panela coloque azeite de oliva, deixe aqueecer e frite alho em lascas, cebola em rodelas não muito finas, pimentão( de uma só cor ou de várias cores misturadas), sal e pimenta do reino e por último salsa e cebolinha verde bem picadinhas. Pode-se acrescentar também manjericão fresco picadinho. Misture bem sem deixar amolecer de vez, vire sobre os anéis de polvo e você terá um "Polvo à Provençal" simplesmente divino.
Mil beijinhos e um "schléééép" para a Ripa.

Bá Maglia disse...

Humm... Gogó sempre com ótimas idéias!

Beijos!

BH disse...

ai... revendo aqui as fotos daquela nosso almoço supimpa... me deu uma vontade arrebatadora de comer um polvo com limão, assim que nem esse...

ai lumbrigas!!

beijo!