terça-feira, 30 de março de 2010

Ravioli I

 
Iniciamos aqui, a série ravioli! Já contei para vocês do meu primo Caco, parceiro para programas de índio, jornadas culinárias e afins. Um dia desses nós aprontamos mais uma... Resolvemos fazer ravioli caseiro. E como trabalho pouco é bobagem, resolvemos convidar um montão de gente para comer. Éramos 12. Vale ressaltar que nem eu nem o Caco havíamos feito ravioli antes... Ah, também resolvemos fazer duas opções de molho. Por isso, decidi dividir o jantar em 3 posts. Neste só a massa. Nos próximos os molhos, ok?! Maridão é que sempre se dá mal nessas. Eu programo tudo e depois coloco ele no trabalho! Dessa vez, ele foi contemplado com a deliciosa tarefa de fazer a massa enquanto eu e Caco fazíamos os molhos. Depois, abrimos e recheamos os três juntos. Uma linha de montagem, praticamente! Olha, deu um trabalho miserável, muito por causa da quantidade de comensais, mas valeu MUITO a pena! Ficou muito, muito, muito bom mesmo! Massa caseira é outra vida... Não sei se era a fome - porque vocês podem imaginar o quanto demorou para sair o jantar... - mas os convidados/cobaias também juraram que gostaram muito. Vamos confiar neles, mas já dizia minha Vó: "o melhor tempero é a fome"!
RAVIOLI
serve 12 gulosos - e sobra!
Ingredientes
MASSA
10 ovos
1 kg de farinha de trigo
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de água
2 colheres de chá de sal
RECHEIO
200g de queijo provolone
200g de queijo parmesão
200g de gorgonzola
200g de queijo muçarela
1 copo de requeijão

Mão na Massa
MASSA
Coloque o trigo em uma tigela grande e faça um buraquinho no meio. Neste buraco, coloque os ovos, óleo, água e o sal. Com um garfo, vá incorporando a farinha à "meleca". Quando estiver homogêneo, misture bem com as mãos. Deixe a massa descansar coberta com um pano ou em um saco plástico por 30 min. Corte a massa em pedaços e abra em retângulos. Tente cortar a massa em pedaços iguais para facilitar na hora de fechar os raviolis. Sobre um pedaço de massa aberta, coloque 1 colher de chá de recheio com espaço de , mais ou menos, 2cm para cada lado. Cubra com um outro pedaço de massa aberta. Aperte bem ao redor dos recheios para que não fique ar dentro dos raviolis. Corte em quadrados e feche cada um, amassando as beiradas com um garfo. Cozinhe em bastante àgua fervente por mais ou menos 4 minutos. Escorra e sirva.
RECHEIO
Rale os queijos e misture com o requeijão para que forme uma pasta.


5 comentários:

Unknown disse...

Noooossa, Bá!
Que raviole ANIMAL!
Copiado. Hehehe!
Beijão e parabéns! =D

Richie disse...

Oi Bá! Vim retribuir a visita e já to fuçando, principalmente ao bater os olhos na receita de cheesecake, que eu adoro!
MEnina, que coragem a sua de fazer raviole em casa, e que lindo que deve ser o processo! Vou tirar um dia pra tentar, depois te conto!

um bjo, e vamos trocar receitas pelos blog, tá? :D

tatiane disse...

Massa caseira é outra coisa mesmo, a gente passa a vida comendo macarrão do supermercado, depois que descobre como é bom feito em casa, não quer outra coisa. Mas para 12 pessoas?! Muita coragem, meus parabéns!
Adorei o blog, cheio de coisas gostosas e bem feitas, voltarei mais vezes!
beijos

Unknown disse...

Bá, na nossa família pasta caseira é que nem pão...sempre presente! Família italiana, sabe como é! Desde pequena me lembro de ajudar minha avó, tias e minha mãe a fazer, seja quebrando os ovos, seja girando a manivela do cilindro, seja ajudando a rechear...e comendo!
Que delícia deve ter ficado esse ravioli!!!
Adorei!!!
Beijos!

manjericota disse...

Bá, adorei, sou louca por massa caseira, mas nunca fiz. Sempre compro em casas especializadas. Quero tentar esta sua receita.

Bjo gde e Feliz Páscoa, Dani :)