quinta-feira, 18 de março de 2010

Torta de Escarola

Durante quase toda a minha vida, meu conceito de folhas para salada se resumia a alface e rúcula. Depois que casei e passei a frequentar mais a feira comecei a ver um mar de outras possibilidades.... E, pior, percebi que nunca tinha nem provado nenhuma delas! Comecei com o Raddichio roxo, que adorei [especialmente com molho honey- mustard]. Depois, fui de escarola, chicória, repolho cru [só comia cozido antes...] e isso sem falar nos tipos infinitos de alface [sim, amigos, acreditam que há muito mais na terra do que alface americana e crespa?!] Então que, cada vez que vou a feira, já vou pensando em qual surpresa a gôndola das folhas me reserva dessa vez. Outra semana, na empolgação, acabei comprando folhas demais.... Acontece..... Antes que elas murchassem ou acabassem indo pro lixo [coisa que me incomoda muitíssimo], pensei em fazer alguma coisa com elas. Lembrei de uma torta que havia visto no La Cucinetta com escarolas, juntei com a receita da massa da Fernanda do Chucrute com Salsicha e voilà: janta! Acabei usando uns vegetais mais docinhos (cenoura,  milho e ervilha) porque achei que o recheio só com as folhas ficou um pouco amargo para o meu paladar [ainda em adaptação, me dêem um desconto] e também porque acabei exagerando um pouco na pimenta.
TORTA DE FOLHAS
forma de 20 cm
Ingredientes
MASSA:
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/3 xícara de azeite de oliva
1/2 xícara de água gelada
1 colher de chá de sal
RECHEIO
2 dentes de alho
1 colher de chá de óleo vegetal
1 pé de escarola
4 folhas de raddichio roxo
5 folhas de couve
1 cenoura ralada
1/2 xícara de milho verde
1/2 xícara de ervilhas
sal e pimenta branca a gosto

Mão na Massa
MASSA:Misture bem os ingredientes com um garfo e  sove por, aproximadamente, um minuto. Cubra com plástico e deixe descansar por meia hora. Divida a massa em 3 pedaços. Use 2 pedaços para forrar a forma e um pedaço para fazer a tampa da torta. Depois de forrar a forma, coloque o recheio e cubra com a outra parte da massa, pincele com uma mistura de ovo e água e faça quatro cortes na massa para sair o vapor. Leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por 1 hora e meia. 
RECHEIO:aqueça o óleo em uma panela e acrescente os outros ingredientes refogando até que as folhas estejam bem murchas.
Fontes:Chucrute com SalsichaLa Cucinetta

A foto não fez, mais uma vez, justiça ao prato... Pouca luz e muita fome podem ser reponsabilizadas pelo fracasso da operação...

2 comentários:

® disse...

Cumadi...não liga prá foto...a gente vem mess é pelo chêrin bão di sua cozinha, viu?! :D
E onde tem verdin...tem iêu tamen...
Sua torta ficou linda! Amo escarola e aqui em SP é muito comum comerem... até nas pizzas...e foi assim q aprendi a amar...:]
brigadinha por ensinar...uma receitinha sem carninha..:}
Um bejim,
da Vinni

Unknown disse...

Bá, eu já fiz uma torta de escarola deliciosa e postei no Mangia...a sua ficou super apetitosa! Hummmmmm!
Adorei!
Beijocas e ótimo final de semana!