quarta-feira, 28 de abril de 2010

[Nosso] Al Cartoccio Mari i Monti

Floripa é uma cidade meio esquisita às vezes. Com restaurantes, por exemplo, acontece uma coisa bem estranha [me contem se é só aqui ou se isso acontece onde vocês moram também]: um restaurante novo abre e é um sucesso! Comida boa, preço honesto, ambiente legal e, normalmente, muuuito público! Passado algum tempo, pequeno, a coisa começa a degringolar.... Aquele prato maravilhoso começa a diminuir de tamanho, o filé vira coxão mole e o preço vai às alturas....Enfim que, logo logo o negócio vai por água abaixo e acaba fechando. Mas, como tudo na vida, há exceções! Esta é uma delas. Restaurante italiano, aberto há 31 anos em Floripa. O que eu mais gosto de lá é que eu sempre sei o que virá à mesa. Os pratos se mantém exatamente iguais, sempre. E melhor, são bons, sempre! Pela idade do restaurante dá para imaginar que já deu tempo para provar vários pratos... Mas sempre há os preferidos. Um dos meus preferidos é o Al Cartoccio Mari e Monti que é um talharim com frutos do mar, funghi, alcaparras e azeitonas DELICIOSO. Ele vem servido em um pacotinho fumegante de papel alumínio, cheio de bossa. Um dia desses, tentei fazer um em casa. Daquele jeito... Não tinha tudo, mas fiz com o que tinha! Não ficou igual, mas ficou booooommmm......


[NOSSO] AL CARTOCCIO MARI MONTI
serve 2 gulosos
Ingredientes
250g de talharim
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho
1/2 cebola
100g de mariscos cozidos
200g de lulas
200g camarões médios
1/2 lata de tomates pelados
1/2 xícara de azeitonas pretas picadas
sal e pimenta do reino a gosto
1 pitada de pimenta jiquitaia

Mão na Massa
Coloque a massa para cozinhar segundo as instruções do fabricante. Escorra 1 minuto antes do tempo recomendado e reserve. Refogue a cebola picada e  o alho no azeite. Acrescente os tomates amassados e as azeitonas e  deixe ferver por aproximadamente 3 minutos. Coloque os mariscos e as lulas e deixe cozinhar por mais 3 minutos. Acrescente os camarões e deixe cozinhar até que eles fiquem levemente rosados. Acerte o sal e as pimentas e desligue o fogo. Forre um refratário com papel alumínio [eu fiz uma camada dupla] e deixe bastante sobra nas laterais. Misture, com cuidado, a massa e o molho e coloque sobre o papel alumínio. Una as beiradas formando um pacote [feche bem para evitar a saída de ar]. Leve ao forno, pré aquecido em 220C, por mais ou menos 10 minutos. Cuidado ao abrir o pacote para servir por conta do vapor!

Fotos Marcus Maglia


5 comentários:

Figos & Funghis disse...

Que delícia que deve ser este talharim com frutos do mar menina! Acho que já fui neste restaurante aí em Floripa, amo este lugar!
Bjinhos

manjericota disse...

Maria Pirão, já comi mais de uma vez neste restaurante. É mto bom mesmo. Acho q ele é uma ótima opção pra quem se cansa em comer frutos do mar. Todas as ferias q passamos ai, pelo menos uma vez comemos nele. Agora sem comentários, a delicias daqueles restaurantes em Santo Antonio de Lisboa....uauuu...adoro ir até lá.

Bjo gde, Dani :)

Dani Franken disse...

Nossa, Bá, que diferente! Adorei e anotei. O marido agradece!
Bj
Dani

Unknown disse...

Bá, eu não conheço esse restaurante e olha que já fui muuuuuito a Floripa...que pena, fiquei com água na boca!
Pelo mapa fica perto da entrada para o caminho da Joaquina?
Adorei o prato! Está perto do meu almoço e fiquei aqui com uma vontade de provar!!!!
Um beijo enorme e ótimo final de semana!

goyasoares disse...

Quando faço esse tipo de molho gosto de levar um pouquinho do caldo ao liquidificador e bater 1 ou 2 unidades de cada fruto do mar bem batidinhos e juntar novamente ao restante do molho que ficará mais "grosso" e muuuuito mais saboroso.
Bjks.