quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ravioli II -Pesto - O retorno!


Continuando a saga do Ravioli: pesto! Há alguns anos atrás, se alguém me dissesse que eu estaria fazendo - e comendo - pesto eu acharia piada. Eu detestava manjericão! A palavra é essa mesmo. Não podia nem com o cheiro! Já tinha provado e reconhecia o gosto e o cheiro até quando estavam camuflados em algum molho. Pode isso?!! Aí, uma vez fui convidada para um jantar na casa da Fê, minha sócia. Adivinha o que ela serviu??? Pesto! Aiaiai... Apavorei! Maridão - que sabia do meu probleminha com manjericão - já me olhou aflito com cara de "e agora??". Respirei fundo e fui a luta. Me servi de bem pouquinho e fui levando o garfo à boca cheia de medo. Foi amor à primeira garfada! Comi e repeti! Daquele dia em diante sou uma devota fiel do manjericão! Assim que me mudei para minha casinha fui logo comprar um vaso bem grandão para plantar na varanda. Agora, quando chego em casa, à tardinha assim de desço do carro já vou sentindo aquele cheirinho bom, cheirinho de minha casa!  Digníssima namorada do Caco  - a Mac - e minha Boadrasta também adoram pesto, mas comem o de vidrinho do mercado. Por isso, queria fazer um pesto fresquinho e caseiro para elas provarem. E assim fizemos! Depois que passei a gostar de pesto comecei a fazer ele em casa. Já fiz várias experiências: com rúcula, com castanha de caju, com agrião... E até hoje, minha preferida é manjericão, parmesão e castanha do pará. Amo! E no dia do ravioli, fiz assim. As meninas gostaram! Ainda sobrou um pouquinho para guardar comer com um pãozinho.... Humm...
PESTO
rende 2 vidros grandes
Ingredientes
1 maço de manjericão
200g de queijo parmesão ralado
1 xícara de castanhas do pará picadas
azeite de oliva

Mão na Massa
Bata o manjericão, o queijo e as castanhas no processador e vá acrescentando azeite aos poucos até formar uma pasta. No liquidificador o molho fica mais homogêneo. Eu prefiro no processador que deixa esses pedacinhos.

3 comentários:

Figos & Funghis disse...

Nossa, mas esta foto está de matar qualquer um de fome!
Que delícia! Lindos os raviolis!
Bjinhos e Feliz Páscoa

Dani Franken disse...

Nossa, estou aqui babando nesse ravioli... E pesto, simplesmente amo! Os seus ficaram liiidos!
bj
Dani

Gui e Mi disse...

Oi!!! Conheci seu blog outro dia por acaso e adorei! TAmbém moro em Floripa! Suas receitas são deliciosas!!! Me visite também www.guiemi.blospot.com abraços, michelle.