segunda-feira, 31 de maio de 2010

Arroz com Pinhão!

Em junho acontece aqui em SC [mais precisamente em Lages] a Festa do Pinhão. É uma grande feira, com shows e -atenção foodies - MUITO pinhão! Lá eles fazem, por exemplo: pastel de pinhão, paçoca de pinhão, crepes de pinhão, farofa de pinhão, entre outras muitas gostosuras! Além do meu preferido: o choconhaque, que é um chocolate quente delicioso com um pouquinho de conhaque [ eu não sou bebum, mas que o conhaque ajuda a suportar as madrugadas GELADAS  de Lages, ajuda...]. Já fui à festa algumas vezes, mas já faz alguns anos que não vou. Agora, os pinhões, esses eu continuo comendo todos os anos! E, na semana passada ganhei da Comadre Jô um saco de pinhões novinhos que o Pai dela [obrigada, Arno!] trouxe lá de Lages. Comemos cozidos durante o final de semana e aproveitei o que ainda sobrou para fazer esse arroz. Tava booooom......

ARROZ COM PINHÃO
serve 4 gulosos
Ingredientes
1 colher de sopa de óleo
2 xícaras de pinhões cozidos e descascados
2 linguiças defumadas (tipo hot dog)
1 cebola
3 dentes de alho
2 xícaras de arroz parboilizado
1/2 xícara de molho de tomate
1/2 xícara de vinho branco
3 xícaras de água fervente
salsinha, cebolinha, sal e pimenta a gosto
Mão na Massa
Aqueça o óleo em uma panela e coloque os pinhões cortados em fatias finas. Deixe que dourem um pouco e acrescente as linguiças a cebola e o alho picados. Deixe refogar por alguns minutos e então acrescente o arroz. Mexa por alguns segundos, com o fogo baixo e então coloque o molho de tomate e o vinho. Deixe que o caldo reduza um pouco (2 minutos, aproximadamente) e coloque a água fervente. Tampe a panela e aguarde que o arroz cozinhe. Quando o arroz estiver pronto, acerte o sal e a pimenta e acrescente tempero verde a gosto.

Eu servi acompanhado de batata palha e ficou uma delícia!
Ah, dica para descascar o pinhão [tarefa chatíssima!]: descasque-os sempre quentes e use um alicate [aquele do marido] para apertar a "bundinha" do pinhão. Eles saem bem facilmente e inteirinhos!

7 comentários:

Unknown disse...

Eita, mas ficou bonito esse arroz com pinhão!!! Que bom que gostasse do pinhão, vou falar pro pai!!!

Beijão!!!!

® disse...

Bahzinha...eu gosto muito de pinhão, mas nunquinha fiz...:/
Preciso morar pertin de Jô...rs
Esse sul é tudo de bom...comida boa...sotaque lindo e gente encantadora, né cumadi?! :]
Cê caprichou tb nesse pratinho...pelo visto tava bãao mesmo...
Um bejim e uma linda semana, tá?!

BH disse...

hmmm... eu aqui com fome e sem comida em casa... acabasse de me dar uma ótima idéia! rsrs..
Tá bonito esse arroz!

beijo!

tatiane disse...

Gosto muito de pinhão, só cozido no sal, nunca experimentei nenhuma preparação com ele, deve ficar muito saboroso este arroz!
beijos

Maria Inês Feijó disse...

Oi guria!!Adorei a tua visitinha e as tuas receitas!!!Um grande abraço!!
Maria Inês
www.asreceitasfavoritasdoformigao.blogspot.com

Gui e Mi disse...

Oi Bá!
Hummmm delícia deve ter ficado esse arroz! Outro dia estava pensando justamente nisso, "como deve ser gostoso um arroz com pinhão" e agora vou testar sua receitinha!
Hoje comi pinhões deliciosos na frente da UFSC, é engraçado que aqui em Floripa tem barraquinhas com pinhão e quentão (que para nós lá em São Paulo é vinho quente o quentão daqui, o quentão de lá é de pinga e aqui é com vinho!). Eu amo pinhão, mas é muito chato descascar, por isso quero comprar o pinholino. Vc conhece? É bem legal e vi que vende aqui em Floripa, no centro.
Beijos, mi.

Unknown disse...

Bá, meus pais moram em São Joaquim e têm várias araucárias...imagina o quanto de pinhão que colhem...
Eu adoro paçoca de pinhão, pinhão puro e sopa de pinhão...mas esse seu arroz está lindão!
Um beijo!