quarta-feira, 5 de maio de 2010

Chuchuzinho

Não, esse não é um post romântico/meloso. O chuchuzinho em questão , é mesmo, um chuchu pequenininho [e delicioso, diga-se de passagem]. Maridão diz que chuchu é o quarto estado da água [para quem não lembra dos outros três: sólido, líquido e gasoso]. Eu não deixo de concordar.... Acho que chuchu é mesmo quase que só uma textura... Gosto, mesmo, ele tem daquilo que está junto com ele [ carinha de pouca personalidade]. Mas adoro chuchu no feijão, refogadinho com alho, à milanesa ou na sopa. Eu não conhecia esse chuchuzinho [ou mini chuchu, como queiram, mas chuchuzinho fica mais aprazível, pelo menos prá mim], e um dia, na casa da minha tia provei a delicinha [minha nossa, quanto diminutivo!] e adorei! Ela faz como se fosse uma farofinha que gruda no chuchu.... Hum....Muito bom! Esses dias, comprei os chuchuzinhos para colocar no feijão e me esqueci! Quando vi os pobrezinho na geladeira, lembrei logo da farofinha. Liguei para a tia para pegar as dicas e corri pro fogão. No almoço, eles fizeram uma ótima companhia para meu arroz com feijão.
CHUCHUZINHO
serve 2 gulosos
Ingredientes
10 chuchuzinhos
1 colher de sopa de manteiga
1 dente de alho picado
pimenta do reino e sal a gosto
farinha de rosca (aproximadamente 1/2 xícara)

Mão na Massa
Cozinhe os chuchus em água (pode ser no vapor ou cozido no caldo de legumes ou de frango) até que fiquem macios (não muito). Escorra e reserve. Derreta a manteiga e deixe o alho dourar (pode- se acrescentar outros temperos como orégano, alecrim, cominho, etc) e coloque 2 colheres de sopa de farinha de rosca. Coloque os chuchus e mexa para que a farofinha grude em sua casca. Coloque o restante da farinha, acerte o sal e a pimenta e sirva.

3 comentários:

tatiane disse...

Gostei da definição de chuchu como o 4º estado da água, não é dos meus legumes preferidos mas não dispenso uma farofinha!
beijão

Richie disse...

Realmente, chuchu é água, entre líquida e sólida.. mas eu gosto!hehehe
E adorei a ideia de chuchu no meio do feijão! vou tentar!!

Com manteiga, farinha e alho tb!

bjo Bá!

Dani Franken disse...

Eu não sou deveras fã de Chuchu, mas esse todo bonitinho, até me deu uma vontadinha (para seguir a linha diminutivo)!
Beijocas,
Dani