terça-feira, 22 de junho de 2010

Bolo de Iogurte

Esse bolo era uma cuca de banana. Na verdade ele não chegou a efetivamente ser uma cuca, mas meus planos eram de assar uma cuca de banana [favorita do Mano] para assistir a estreia do Brasil na Copa. Enfim que, na correria, não consegui ir ao mercado e comprar as tais bananas. Tudo bem, peguei minha revistinha de R$1,99, só com bolos de liquidificador e às 14:30 [1 hora antes do jogo], comecei a fazer esse bolinho. Estava indo tudo muito bem, até que eu senti um cheirão de queimado. Quando espiei no forno vi que a forma que eu escolhi [bem mal escolhido, diga-se de passagem] era de fundo removível e não segurou a massa líquida. Bom, uma fatia bem grande do meu bolo foi desperdiçada no fundo do forno. Ainda bem que logo ele começou a firmar e parou de pingar. E, melhor ainda, que o resultado final ficou até bem legal. É um "bolo de bolo", bem levinho e fofinho. Para incrementar, fiz uma cobertura de limão que eu adoro. Combinou perfeitamente com o café fresquinho que a Cunhada passou para tomar no intervalo do jogo.
BOLO DE IOGURTE
forma redonda de 20 cm  (sem fundo removível, por favor!)
Ingredientes:
BOLO
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico
1xícara de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de iogurte natural
4 ovos
margarina e farinha de trigo para untar a forma
COBERTURA
100 ml de leite condensado
suco de 2 limões
raspas de 1 limão

Mão na Massa
BOLO: Misture a farinha e o fermento e reserve. Bata os outros ingredientes no liquidificador e junte à mistura de farinha. Coloque na forma untada e leve ao forno pré aquecido em 200 C por, aproximadamente, 30 minutos, ou até que, enfiando um palito no centro do bolo ele saia limpo.
COBERTURA: bata o leite condensado com o suco de limão no liquidificador até engrossar (preste atenção no barulho do liquidificador, ele muda quando o creme engrossa). Espalhe o creme sobre o bolo morno e salpique com as raspas de limão.

Fonte:Mulher Dia -a-dia Receitas - Bolos de Liquidificador n 8.

3 comentários:

Thais disse...

Amei seu "bolo de bolo"...hahaha...são os melhores!!!! rs
Ficou lindo e aposto que delicioso!
Beijos,
Thais

Rachel disse...

Hehehe...eu também já fiz uma destas....pior que para mim não deu certo, perdi tudo!
Sua cobertura ficou linda!

Meu maçarico já chegou, logo, logo, sai um créme brûlée aqui...rs!

Bjuss!!!

Chez POPI disse...

Bá, parece delicioso, acho q vou transformá-lo em cupcake, depois te falo!
Tem desafio pra vc lá no blog, vai encarar?
Bjus da paula