quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sopa Creme de Espinafre

Em um domingo de frio, com a tarde livre, resolvi fazer essa sopinha de espinafre. Espinafre não é o meu favorito. Mas também não posso dizer que não gosto. Comprei o maço [que aliás, já estava pedindo clemência] para fazer um molho [com fama de delicioso] da Gó. A Gó, é mãe da Comadre Jô e é bastante responsável pelo meu gosto pela cozinha. Explico: quando eu era pequena, minha mãe tinha um esquema com as mães de algumas amigas que chamávamos de "a carona". Cada dia uma mãe levava e buscava a turminha toda e ia distribuindo pelas casas. A Gó, fazia parte da carona e o dia que ela ia nos buscar era uma festa! Cantávamos no carro, uma gritaria, uma farra! Além disso, ela foi nossa professora de Inglês na escola e ainda nos dava aulas particulares em casa. Aí foi que a coisa começou.... Nessas aulas sempre tinha um lanchinho [lanchinho não, que comida na casa da Gó nunca termina em "inho"]. Era um baita lanchão com quitutes deliciosos que ela fazia! E eu, metida, sempre pedia que ela me desse um curso de culinária e ela, de brincadeira, sempre dizia que sim, um dia daria. Então que nós crescemos e cobramos! E ela nos deu o tal curso! Pelo menos dois módulos, rs! Aliás, Gó, estou esperando os próximos! 
SOPA CREME DE ESPINAFRE
serve 2 gulosos
Ingredientes
1 colher de sopa de óleo vegetal
400g de músculo bovino
1 cebola
3 dentes de alho
1 pitada de cominho
1 litro de água (aproximadamente)
4 batatas pequenas
1 maço de espinafre
1 pitada de pimenta branca
sal a gosto
2 colheres de sopa de requeijão
1/2 xícara de queijo em cubinhos
Mão na Massa
Aqueça o óleo e coloque a carne picada em cubinhos. Refogue em fogo alto até dourar. Acrescente a cebola e o alho picados e mexa bem até que fiquem macios. Coloque o cominho e a água, abaixe o fogo e deixe ferver por, aproximadamente, 30 minutos (pode ser necessário acrescentar mais água). Coloque as batatas em cubinhos e deixe ferver até que elas fiquem macias. Desligue o fogo e acrescente as folhas de espinafre, a pimenta e o sal. Espere a sopa esfriar e bata no liquidificador. Devolva à panela e leve ao fogo. Quando ferver, acrescente 2 colheres de sopa de requeijão, mexa bem e desligue o fogo. Sirva a sopa e salpique com o queijo em cubinhos.
Eu fiz uma torradinha com queijo prato na sanduicheira para acompanhar e valeu a pena!

6 comentários:

Dani Franken disse...

Hummm amo essas sopas creme! Espinafre, então, figura entre as minhas preferidas...
Beijinho,
Dani

P.S. Vc recebeu meu e-mail sobre o post para o Espaço Crescer? Vou viajar amanhã, mas estarei abrindo meu e-mail - lesucrier@globo.com

Chez POPI disse...

Bons tempos!!
Sabe q na minha rua também era assim, cada dia um pai ou mãe levava.
Adoro sopas, tem uma de abóbora cabotia lá no blog q vc com certeza vai gostar!!!!
Bjus da Paula

Gui e Mi disse...

Bá, que sopa apetitosa! A torrada parece muito boa também! Bjs, mi.

Unknown disse...

Nossa, eram realmente bons tempo!!
O bom que, agora nós crescidas, além dos quitutes da minha mãe, agora também posso aproveitar os quitutes da Bá!!

Beijos!!!!!

goyasoares disse...

Preciso saber o que faremos no próximo "módulo" e marcamos!
ADORO essas aulinhas.
Então, o que e quando?
Beijos.

Bá Maglia disse...

Humm, Gó, podia ser o Módulo Árabe, hein?! Podemos fazer no fim de semana do dia 19? Maridos, que não atrapalham, tiram fotos e adoram comida árabe podem ir?

Beijos!