quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pão de Espinafre

A primeira vez que fiz esse pão  foi com meus alunos de 4 anos. Na época, no nosso projeto, estávamos estudando sobre alimentação saudável. Estudamos vários vegetais e o que eles traziam de bom para o corpo. Quando chegou a vez do espinafre confesso que fiquei temerosa.... As crianças faziam cara feia para qualquer novidadezinha no lanche, imaginem se iam comer espinafre! Encontrei a receita desse pão em uma revistinha de R$1,99 e pensei que se eles não comessem o pão, pelo menos a brincadeira na cozinha teria valido a pena. Agora imaginem 8 anjinhos cobertos de farinha da cabeça aos pés! E imaginem 2 pães sumindo em boquinhas nervosas! Eles adoraram! E depois do pão, ainda cozinhamos sopa e torta salgada de espinafre. Todos um sucesso de público! E quem foi que disse que crianças não gostam de vegetais, hein?! O pão fica, realmente, muito gostoso! Fofinho, verde, uma beleza! Depois dessa experiência com as crianças, vez em quando me lembro desse pão e tenho vontade de fazer, mas por um motivo ou outro, nunca faço. Agora fiz!

PÃO DE ESPINAFRE
faz 2 pães

Ingredientes
1 maço de espinafre
1/2 xícara de leite
1 1/2 colher de açúcar
2 ovos
1/2 xícara de óleo
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento biológico seco
500g de farinha de trigo
Mão na Massa
Retire as folhas do espinafre e cozinhe no vapor (eu usei o microondas). Bata no liquidificador com o leite, o açúcar, os ovos, o óleo, o sal e o fermento. Coloque a mistura em uma tigela e vá colocando o trigo, aos poucos, até a massa desgrudar das mãos. Em uma superfície enfarinhada, sove a massa por 10 minutos. Coloque a massa para descansar em local protegido por 30 minutos. Despeje a massa em 2 formas untadas e enfarinhadas e deixe crescer por  mais 1 hora. Asse em forno pré aquecido em 220C por, aproximadamente 40 minutos ou até dourar.
Fonte: Receitas de Liquidificador, ano 2 n 46

Fotos: Marcus Maglia

4 comentários:

tatiane disse...

Nossa, que pão fofinho! Assim como seus alunos, tenho resistência com o espinafre, mas acho que é só experimentar outro modo de preparo. Vou tentar!
beijos

Tati - Panelaterapia disse...

Eu amo espinafre mas sou uma negação para fazer pães. Nunca ficam 100%.
Quem me dera fazer um pão lindão desses!
Bjs

manjericota disse...

Re, que pão lindo. Sabe q sou crua no quesito "PAES"...rs. Nunca fiz mesmo....tenho receio de me frustrar de cara no primeiro. Pão caseiro é uma delícia. Tenho uma tia, q sempre faz, e qdo faz leva um para mim...

Quem sabe um dia me anime,

Bjo gde, Dani :)

Marcus Maglia disse...

Faz denovo!!!