quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Creme de Aipim

Comprei uns aipins [aqui chamamos assim, mas você pode chamar de mandioca, macaxeira ou como preferir, eu não me importo, rs] na feira. Quando Maridão viu os danados cozinhando, amarelinhos, na panela, foi logo falando: "Vix, comprou desse aipim amarelo? Esse fica duro!" Maridão não é daqui. Nasceu lá nos pampas. Lá, como o clima é diferente, quando o aipim amarela, ele fica duro que só depois de cozido. Aqui não! Nossos aipins desmanchavam só de tocar..... Um luxo! Numa noite bem fria [quase como nos pampas] decidimos fazer um creme de aipim. Ligamos o fogão à lenha/à gás [temos um fogão à lenha, trazido lá da terra do Marido que foi adaptado para gás para esquentar a infância  do Maridão e usamos para manter a casa quentinha e claro, tostar uns pinhões], abrimos um vinho e voilá: um jantar perfeito! Ao fundo, meu saleiro e pimenteiro Le Creuset [coisa mais linda do mundo] que ganhei da Comadre Lê!

CREME DE AIPIM
serve 2 gulosos
Ingredientes
1 colher de sopa de óleo
1 cebola
3 dentes de alho
500g de costelinha suína
500g de aipim descascado
tempero verde a gosto
sal e pimenta a gosto
água
100 ml de creme de leite

Mão na Massa
Em uma panela grande refogue a cebola e o alho picados com o óleo. Acrescente a costelinha cortada em pedaços pequenos e deixe dourar.  Coloque o aipim picado em cubos de mais ou menos 3 cm e água até cobrir o aipim. Tampe a panela e deixe ferver em fogo baixo até o aipim ficar bem molinho. Fique atento, mexa a panela de 5 em 5 minutos e controle para que a água não seque, se preciso, vá acrescentando mais água. Quando o aipim estiver bem molinho, desligue o fogo e "pesque" os pedaços de costelinha e reserve. Bata o caldo com os pedaços de aipim no processador ou liquidificador (especialmente no liquidificador, pode ser que precise acrescentar mais água para bater). Devolva o caldo para a panela, junto com os pedaços de costelinha. Acerte o sal e a pimenta. Acrescente o tempero verde e deixe ferver por 3 minutos, em fogo baixo. Desligue o fogo e despeje o creme de leite. Misture bem e sirva.

Foto: Marcus Maglia

11 comentários:

Sônia Vill disse...

Adorei te achar por aqui e a visita que fizeste no meu novo Blog! Que surpresa. Acho que fazemos algo parecido:comer bem!
Voltarei a te visitar.
Bjão,
Soninha

Ps.: Amei a receita de Cream Cheese...

BH disse...

tudo que eu olho aqui dá vontade de comer...
ai, vontade de comer aipim!
beijo

Marta disse...

Eu adoro aipim.. essa sopinha deve ter ficado divina.. hummmm
Beijocas

manjericota disse...

Ba, esta semana saiu creme aqui em casa tbém, com o friozinho q andou fazendo. Fiz de salsão. Sabe q de aipim nunca fiz, vou tentar.

Bjo gde, Dani :)

Cae Fernandes disse...

Delícia! Acho que vou fazer...tá esfriando por aqui...Curitiba...tomo sopinhas o ano inteiro!!! rsrrsr
Bjos
Cae

Unknown disse...

Hummm, aipim....amo!!!!
Concordo com a Beta!!! Por isso fica a minha reinvidicação, janta das comadres!!!!!

Beijos!!!!!!

Peterson Quadros disse...

Aipim, aipim, quanto tempo!!! Lá pras bandas de Pomerode também é amarelo e desmancha! Falando em maridao, bateu a saudade do "pampeiro". Abracos

Chez POPI disse...

Mas essa menina é muito fera!
Tudo q faz tem cheiro de delicia e gosto de sucesso!!
Bjus querida

Sonia disse...

Olá, que delicia de receita esta de creme de aipim, vou fazer.
Seu blog é uma delícia, literalmente.
Parabéns
Estou te acompanhando.
Bjs
http://blogdadonasonia.blogspot.com/

Gui e Mi disse...

que delícia esse caldinho de mandioca!!! bjs, mi.

»¤Þ䵣䤫 disse...

Ai que delicia Bá, eu amo mandioquinha amarelinha, ficou lindoooooo seu creminho, fiquei com água na boca, realmente, o saleiro e o pimenteiro, lindo demais hein! Bjokas