segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Galeto

Eu tenho um sonho... Um dia vou fazer um frango assado lindo, dourado e molhadinho, igual aos de desenho animado. Eu bem que já tentei, Maridão -que já cansou de comer frango meio-cru, meio-torrado- que o diga! Um dia desses vi no mercado o tal do galeto. Um frango que parece passarinho, de tão pequeno. Achei uma boa oportunidade para tentar de novo, começar pequeno...Rs. Deu certo! Consegui acertar o tempo do forno e o galeto ficou molhadinho e suculento, mas bem cozido e o temperinho ficou no ponto! O próximo passo, um frango de tamanho normal e depois, frango caipira! Um dia a gente chega lá!
GALETO
serve 2 gulosos
Ingredientes
1 galeto
3/4 xícara de manteiga
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de salsinha
1 colher de sopa de cebolinha
1 colher de sopa de alho
1 colher de chá de sal
pimenta do reino a gosto
1 cebola
Mão na Massa
Tire a manteiga do refrigerador com 30 minutos de antecedência. Misture a manteiga com a mostarda, alho, cebolinha, salsinha, pimenta e sal. Coloque a cebola descascada no buraco do tórax do galeto e o coloque em uma forma. Separe, com cuidado a pele da carne do peito e coloque no vão pedaços da manteiga temperada. Aperte por cima da pele para espalhar um pouco. Espalhe o restante da manteiga por todo o frango - não se preocupe em espalhar muito uniforme. Leve ao forno pré aquecido em 220C, por 1h e 20 min (no meu forno foi assim, fique atenta ao "poder" do seu, ok?!). Durante todo o tempo de forno, de quinze em quinze minutos, regue o frango com o caldo que escorre no fundo da forma.

Agora, tem que ser fera prá fazer um frango cru ficar bem na foto, né?! Ainda me falta muuuuita prática...

6 comentários:

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Estou passando para te convidar para participar de um sorteio que estou fazendo no blog, são produtos Ovomaltine. Te aguardo lá.
Beijos
Patty

Fla disse...

Poxa e ficou lindo mesmo hein.
Está pra lá de apetitoso!
=)
Beijos

Rachel disse...

Hehehe...você tem razão, frango é meio esquisito mesmo...mas o seu até que ficou lindão na foto, o assadinho ficou lindo e apetitoso.
Também tenho esse problema com os frangos, fico pensando que nas rotisserias eles tem algum truque pra maquiagem do frango...rs!
Bjuss!!!

Marta disse...

Ficou divino... que cara super boa!
Beijocas

Unknown disse...

Bá, adoro galetos e esse ficou lindão! Também sonho em reproduzir o frango crocante de TV de cachorro! Até comprei há um tempo atrás uma forma com um cone de alumínio para fazer no forno de casa...ficou bom mas não igual ao comprado!
Adorei o seu! Beijos!

goyasoares disse...

Ficou belíssimo! Uma coisa boa é começar assando com papel alumínio por cima da fôrma, sem encostar no frango, depois vc tira e deixa dourar. Não fica cru nunca!
Amadinha visite:
http://cozinhaadois.wordpress.com

Penso que vc vai adorar.
Bjks,
Gó.