quarta-feira, 27 de abril de 2011

Risotto de Tomate Seco com Rúcula

 Este reveillón foi realmente especial! Além de ser o primeiro na companhia no nosso " fióte" [ainda que bem pequenininho, na pança] , passamos uma noite de bastante frio, na França com amigos muito queridos! Especialíssimo! Só não posso tecer mais elogios porque a noite acabou meio cedo, com uma barrigudinha MUITO enjoada e um Maridão/futuro pai caindo de gripe! Mas, até a parte do risotto, estava tudo ótimo! Como disse, estávamos com amigos e decidimos passar a noite em casa mesmo [pense em friiiio], por isso planejamos uma jantinha supimpa e o risotto ficou por minha conta. Ficou joinha! Agora, dêem uma paradinha só para dar uma olhadinha na "companheira" do risotto. Meu fióte que me desculpe, mas até eu tomei uns golinhos... Com enjôo e tudo! Cabe aqui, um agradecimento enorrrrrme aos Compadres Léo e Ethi pela semana maravilhosa de viagensinhas, vinhos, queijos e mandarinas.
RISOTTO DE TOMATE SECO COM RÚCULA
serve 8 gulosos
Ingredientes
4 xícaras de arroz arbóreo
1 cebola
4 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de vinho branco
2 vidros (pequenos) de tomates secos
8 a 10 xícaras de caldo de legumes ou galinha
1 xícara de queijo parmesão ou grana ralado
rúcula a gosto

Mão na Massa
Esquente o caldo e mantenha aquecido. Aqueça 2 colheres de sopa de manteiga e coloque a cebola picada para refogar. Acrescente o arroz e mexa bem. Despeje o vinho e continue mexendo vigorosamente. Abaixe o fogo e coloque o tomate seco picado e 1 concha de caldo. Continue mexendo e quando o caldo estiver quase seco acrescente mais uma concha. Repita o processo por aproximadamente 15 minutos ou até que o arroz esteja cozido. Ao morder ele não deve grudar nos dentes. Desligue o fogo e coloque mais 2 colheres de sopa de manteiga e o queijo e misture bem. Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos. Sirva, acompanhado de rúcula fresca. A rúcula pode ser acrescentada junto com a manteiga e o queijo, mas ela fica murchinha... Eu prefiro que fique crocante, por isso coloco depois.

Fotos Marcus Maglia

6 comentários:

Chez POPI disse...

Parabéns queri!!! não sabia da novidade!!!
q chique França. babys e risoto especial acompanhado de espumente!
Nossa tu do de Bom!!!
Bjus

Fla disse...

Que lindo!
=)
E que delícia de risotto.
Tudo de bom pra vocês.
Bjs

Rachel disse...

Com certeza amiga, a companhia de amigos especiais já bastam, mas se tiver um risotto desses com essa garrafa do lado....hummmmm, fica melhor ainda, não é não?!
Um pouquinho só não há de fazer mal.
Adorei a visita, Bjuss!!!

Rachel disse...

Voltei para deixar um beijinho e desejos de...

"Ter mãe é ter um tesouro de raríssimo valor. Não há jóia, não há ouro, que se iguale a tal valor".

Feliz Dia das Mães amiga, tenha um lindo domingo entre os seus!

Bjuss!!!

Marta disse...

Adorooo risoto!
Beijocas

Peterson Quadros disse...

Querida Comadre,
Primeiro: Feliz dia das Mães (sem entrar em questões sociológicas sobre o significado comercial da data)! Eu sempre gostei de abraçar a minha nesse dia e fazer tudo para ela, inclusive comprar presentes da Renner (a data se prolongava até novembro)
Segundo: As desculpas melodramáticas...Nos perdoem pela ausência, por não ter escrito nem sequer um e-mail, um simples telefonema para saber da viagem de vocês, da gravidez e tantas outras coisas... Eu e a Simo falamos sempre de vocês e sempre começamos com a mesma frase: Poxa, que vergonha, nós temos que escrever para eles... “Será que eles estão chateados? Eu estaria” –frase semanal da Mone.
Bom, o fato é que os comentários me trouxeram novamente... Um abração no Marcus, na sua mãe, no paizão, na cachorrada(efetiva e adotiva) e sobretudo no...na...no...na...no e na (gêmeos?), enfim, vocês já sabem se é menina ou menino?