segunda-feira, 7 de abril de 2014

Naked Cake de Cacau e Castanhas





         Então... Não vou dizer que voltamos. Sem falsas promessas dessa vez! Só digo que senti saudades, e aqui estou! A cozinha por aqui continua animada [especialmente com as duas mãozinhas extras ávidas por ajudar] mas o tempo para fazer as fotos [e quem convence o Gulosinho a segurar a fome para tirar foto??!]  e organizar os posts anda complicado.

         Mas hoje deu! Fica, que hoje tem naked cake! [Aliás, a confeiteira desajeitada - e preguiçosa- aqui, ama essa moda do naked cake! Coisa pheeeena,  prática e linda, vai dizer?!]
         Pensei neste bolo a semana inteira. A massa é a infalível que já usei aqui, só com a substituição do chocolate em pó por cacau. Imaginei, planejei [juro que até sonhei!]. Ontem ele saiu do plano das ideias e foi ao forno. E ficou bom.... Muito bom! Pensa num bolo bom! A massa com gosto forte e amarguinho do cacau e o recheio crocante das oleaginosas contrastando com a ganache cremosa.... Miam miam... [Só um minutinho que vou ali na geladeira e já volto!]





BOLO DE CACAU
para fôrma redonda de 20cm
Ingredientes
3 ovos
1/4 xicara de óleo
1/2 xic de café preto bem forte
1 xicaras de açúcar
1 xícaras de trigo
1/2 colher de sopa de fermento químico
1/2 xícara de chocolate em pó

Mão na Massa
Bata as claras em neve e reserve. No liquidificador bata as gemas, o açúcar, o café, o óleo e o chocolate em pó. Vá colocando o trigo e o fermento aos poucos, sem bater demais.  Quando a massa ficar pesada, transfira para uma tigela para terminar de acrescentar o trigo e o fermento. Misture as claras em neve, com cuidado, à massa. Coloque em uma fôrma untada ou forrada com papel manteiga. Asse em forno pré aquecido, em 180 C, por - aproximadamente - 40 minutos. Teste enfiando um palito ou faca no centro do bolo. Se sair limpo, está pronto!

RECHEIO DE OLEAGINOSAS
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite de coco
1 xíc de oleaginosas picadas grosseiramente (usei amêndoas, castanha do Pará e de caju)
1 colher de chá de manteiga

Mão na Massa
Em uma panela em fogo baixo, junte todos os ingredientes. Mexa constantemente até o ponto de brigadeiro mole. Deixe esfriar completamente antes de usar.

GANACHE
Ingredientes
180g de chocolate (usei 80% cacau e saborizado com laranja)
1 caixinha de creme de leite
1 colher de chá de manteiga

Mão na Massa
Derreta o chocolate e a manteiga no microondas. Atenção para não queimar! Misture o creme de leite e deixe esfriar completamente.

MONTAGEM
Divida, horizontalmente, em 3 fatias. Coloque a fatia inferior no prato de servir. Umedeça a massa com suco de laranja, calda de açúcar ou refrigerante de limão ou guaraná. 
Espalhe o recheio de oleaginosas uniformemente por todo o bolo. 
Coloque segunda fatia sobre o recheio e aperte suavemente. Umedeça o bolo e espalhe 2/3 da ganache.
Coloque o topo do bolo e aperte levemente. 
Despeje o restante da ganache no centro do bolo e salpique oleaginosas picadas por cima. Se desejar, peneire açúcar de confeiteiro sobre o bolo pronto. 
Refrigere por algumas horas antes de servir.




2 comentários:

Marta disse...

Que coisa deliciosa!!!!
Beijos

Lauisa Nogueira disse...

meu pai do céuuuuu gente que coisa divina...vou tentar fazer esse bolo...nunca fiz e morro de vontade de virar uma boleira..veja se pode kkkk beijus e obrigada por compartilhar...ai que agora eu que vou sonhar com ele..beijus