sábado, 7 de novembro de 2009

Pão da Mana


Minha cunhada é minha prima! Meu mano encontrou a tampa da panela sem nem precisar sair da família! Eu AMO minha prima/cunhada de paixão e agora, ainda por cima, ela é minha vizinha! Uma beleza! Além de ser uma das criaturas mais engraçadas e atrapalhadas da face da terra, ela manda muito bem nas panelas! E ADORA praia! Surfa que é uma maravilha! Aí, que um dia, há um tempão atrás, eu fui à praia com ela e meu sobrinho/primo/lindo/tudo de bom Pedro Pedroca. Quando chegamos em casa, não é que a danada tira do forno essas delícias?! Comemos tudo num minuto com aquele cansaço delicioso de pós praia... Saí de lá com a receita e - quase que por superstição rsrs - só faço na praia! Como o calor deu as caras por aqui, no feriado, lá em casa teve pãezinhos da Mana! Esses eu fiz com um quadradinho de queijo como recheio. Eles podem ser recheados ou não. Em outras tentativas, fiz recheado com presunto, frango, doce de leite (hummmmm), gioabada e calabresa.  Todas deliciosas!

PÃO DA MANA
rende 40 pāezinhos e 1 pão grande
Ingredientes
1 kg de trigo
1 copo de óleo vegetal
1 copo de açúcar
10 g de fermento biológico
2 ovos
2 copos de água morna
2 colheres de chá de sal
1 xicara de queijo parmesão ralado
30 cubinhos de queijo



Mão na Massa
Bata no liquidificador a água, os ovos, o fermento, o óleo, o sal e o açúcar. Junte o trigo aos poucos. Quando a massa ficar pesada demais para o liquidificador transfira para uma tigela e acrescente o restante do trigo. Sove a massa sobre uma superfície enfarinhada por 10 minutos. Coloque para crescer em local protegido por 1 hora. Modele os pãezinhos. Se for rechear, abra um pedaço de massa em sua mão e coloque - mais ou menos- uma colher de chá de recheio. Junte as beiradas da massa e forme bolinhas -feche bem as emendas senão o recheio escapa! Coloque em uma forma untada com manteiga e enfarinhada e deixe crescer por mais 30 minutos. Sapique parmesão e asse em forno pré aquecido em 200 C por - aproximadamente - 30 minutos.


3 comentários:

Sarinha disse...

Bá, que pão mais lindo!!! Parabens!

Olha tô de olho na receita....quero fazer urgente!rs

Bjos

Ana disse...

Cunhada Amei....principalmente as palavras sobre a minha pessoa, agora o pao deixou o meu em segundo lugar kkkk !!! Vc tem anos luzzzzzz mais calma que euzinha ...deixando o tempo certo as bolinhas de acordo etc... Mais pensa num pão bom ??? É esse !!!! E belezinha de fazer !!!

Bjos

Mangia disse...

Bá, sou suspeita para falar de pães, amo de paixão e esses me deixaram louca para ir provar!!!
Vou anotar já a receita!
Um abraço!!!