segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Clafoutis de Morango




Andei  desanimada com a cozinha. A correria do final de ano sugou todas as minhas energias culinárias! Mas quase instantaneamente, assim que entrei de férias, a vontade voltou com força total! Já saíram vários quitutes por aqui. No sábado, no meio da tarde deu uma vontadinha de bolo. Tinha uns morangos, quase estragando na geladeira e umas ameixinhas que estavam ácidas demais e pensei em usa-los em um bolinho. Lembrei logo do Clafoutis da Fabrícia. Bisbilhotei lá na cozinha dela e achei a receitoca. Ficou bom demais da conta!!!! O de morangos ficou lindão! Caldinha vermelha escorrendo, um luxo! O de ameixas, infelizmente [e ao contrário do que eu imaginava], ficou muito ácido, mas mesmo assim valeu. Bolinho/pudim delícia, facílimo de fazer!Eu não tinha em casa, mas imagino que recém saído do forno, com sorvete, deve ficar supimpa!





CLAFOUTIS DE MORANGOS
Ingredientes

 4 ovos
 75 g de farinha de trigo
 50 g de açúcar
200 ml de creme de leite em lata ou fresco
 200 ml de leite
 uma pitada de sal
 25 g de manteiga salgada (usei sem sal)
 algumas gotas de essência de baunilha
 300 g de morangos cortados na metade longitudinalmente

 1 colher (sopa) de açúcar para polvilhar

Mão na Massa

 Em um recipiente, untado, colocar os morangos e reservar. Numa vasilha bater o restante dos ingredientes com a ajuda de um batedor de arame. Colocar a mistura liquida sobre os morangos. Assar em forno pré-aquecido à 180°C por aproximadamente 40 minutos. Até ficar bem douradinho. Quando estiver morno, salpicar açúcar. Pode ser servido morno ou frio. [Eu dividi  massa e fiz dois, um com morangos e outro com ameixas]


Gostaria de agradecer publicamente ao Boneco de Neve pela disponibilidade em participar deste ensaio fotográfico, mesmo em meio à sua temporada de trabalhos Natalinos. Infelizmente não foi possível publicar as fotos mais picantes, afinal, este é um blog de família!


Fotos: Marcus Maglia

1 comentários:

BH disse...

o boneco de neve mandou benzásso!
E, calaro, o Clafoutis parece divino!
Beijo!
Beta