terça-feira, 8 de dezembro de 2009

La Pasta!


Tenho um primo do coração! Tenho vários, na verdade, mas esse é - inclusive - meu "irmão de leite". Explico: ele é só uns meses mais novo que eu e quando nasceu, a mãe dele precisou voltar ao hospital e eu dividi com ele o que a minha mãe tinha de melhor para oferecer- ou assim eu pensava, naquela época...Então, irmão de leite! Enfim, o Caco além de primo e irmão de leite é a pessoa mais parceira para programas de índio que eu conheço. Se o programa de índio envolver cozinha, aí sim, não tem prá ninguém! Estava há tempos com um cilindro de fazer massa em casa - aliás, valeu pelo empréstimo Gó! - e não me animava a usar. Encontrei o primo e luminosos começaram a piscar na minha cabeça: convida, convida, convida..... Convidei e ele topou! Neste sábado, lá em casa teve massa! Caseira! O bom é que o Caco e Maridão ficaram com o serviço bruto - amassar e esticar a massa [eita massinha pesada, sô!] e eu fiquei na coordenação [hehe] e no molho. Comemos com um molho de funghi com natas. Tava booommmm.... A foto é do dia seguinte quando eu e Maridão fizemos o repeteco com o restinho da massa e molho de linguiça apimentada. No dia da confecção, na hora de comer já estavamos todos meio ansiosos, levemente alcoolizados [hic!] e não lembramos da foto.
MASSA CASEIRA COM MOLHO DE LINGUIÇA
serve 6 gulosos
Ingredientes
MASSA

6 ovos
6 xícaras de farinha (aproximadamente)
1 fio de óleo
sal a gosto
5 litros de água (aproximadamente)

MOLHO
500g de linguiça de pernil apimentada
2 dentes de alho
1 cebola

1 lata de tomates pelados
1 talo de orégano fresco
1 ramo de salsinha


Mão na Massa
MASSA 
Faça um monte com a farinha (deixe uma xícara de fora) e cave um buraco no meio. Coloque os ovos no buraco e começe a mistura-los com a farinha. Amasse até incorporar bem a farinha. A massa deve ficar bem dura, mas uniforme. Se possível, use toda a farinha. Passe a massa no cilindro até que fique com, mais ou menos 2mm de espessura. Se não tiver cilindro, abra com um rolo. Salpique farinha de milho sobre a massa esticada e deixe descansar por 20 minutos. Se tiver o cilindro de corte, escolha a largura da massa e passe pelo cilindro, senão, enrole a massa formando um rocambole e faça fatias de aproximandamente 4mm. Desfaça os rolinhos, soltando os fios e jogue um pouco de farinha para desgrudar, se preciso. Coloque a água para ferver com um fio de óleo e sal a gosto. Quando a água estiver fervendo, vá colocando a massa aos poucos sem deixar a água parar de ferver. Cozinhe por aproximadamente 5 minutos, até que a massa fique al dente. Escorra e sirva.


MOLHO
Coloque a linguiça despedaçada em uma panela e deixe dourar até quase queimar e reserve. Pique a cebola e o alho e refogue na mesma panela onde dourou a linguiça. Acrescente os tomates amassados e seu suco. Deixe cozinhar por, mais ou menos 10 minutos. Devolva a linguiça à panela e coloque as ervas picadinhas. Acerte o sal e sirva.


Enquanto a cozinha fervia, tinha "gente" que fazia aquilo que faz de melhor.....

2 comentários:

Glau disse...

Fazer massa em casa dá um trabalhão doido mesmo.. mas que bom que o serviço bruto não ficou pra vc!

que cachorro mais fofo!
Bjos querida

Ps: meu prato é igual ao seu

pimentacalabresa disse...

Tu é das minhas! hic!
Bjocas