terça-feira, 6 de abril de 2010

Sorvete de Goiaba

No inverno passado encasquetei que eu PRECISAVA de uma sorveteira. Fiz que fiz e acabei comprando a danada. Mas cadê de os sorvetes darem certo??? Eu lia e relia as receitas. copiava as dicas e nada. NADA. Meus sorvetes ficavam picolés gigantes! O gosto era bom, mas ficavam duros como pedras! Na época, crucifiquei minha sorveteira e sua marca desconhecida pelos fracassos. Acabou que ela ficou de castigo no armário a primavera e o verão inteirinhos! Daí que em dezembro, trocamos de geladeira. Minha geladeira antiga [beeeeem antiga, diga-se de passagem] era um inferno na terra! Fazia gelo incansavelmente e exageradamente, pingava, escorria.. Humf! Um horror! A geladeira nova [nova, novinha!] é frost free o paraíso na terra. Observando a dinâmica da geladeira nova e a diferença de congelamento dos alimentos comecei a duvidar do meu diagnóstico sobre a sorveteira... Resolvi fazer um último teste. O último teste virou o primeiro [e com certeza não último] sorvete delicioso da minha sorveteira! Era isso! Acho que a geladeira velha não dava conta de gelar o container da sorveteira e aí o sorvete acabava por não ser batido. Virava suco. Suco + freezer = picolé! O escolhido para o teste derradeiro foi o Sorvete de Goiaba do La Cucinetta, do qual tanto falo por aqui. Não sei se já falei por aqui de uma sorveteria que descobrimos aqui em Floripa, bem escondidinha, em que os sorvetes tem - efetivamente - o gosto daquilo do que são feitos? Bom, resumindo, a sorveteria é um desbunde e sempre saio de lá com muita tosse de tanto tomar sorvete! Meu sorvete de goiaba ficou com o mesmo gostinho do deles!!! A textura ainda ficou um pouco a desejar, mas já ficou beeeeem mais cremoso do que costumava ficar. A primeira tentativa do segundo round com a sorveteira foi um sucesso!
SORVETE DE GOIABA
rende 500 ml
Ingredientes
1 goiaba vermelha grande madura
1/2 xícara de creme de leite
1 colher de chá de vodka
1/3 xícara de açúcar
Mão na Massa
Descasque e pique a goiaba e coloque com todos os outros ingredientes no liquidificador. Deixe bater por alguns minutos. Peneire (eu não fiz e me arrependi) e leve para a geladeira por 4h. Coloque a mistura na sorveteira, seguindo as informações do fabricante.
Receita adaptada daqui
Fotos Marcus Maglia

11 comentários:

tatiane disse...

Ficou com uma cor linda seu sorvete! Quando comecei a usar minha sorveteira, os sorvetes ficavam duros demais, aí sempre deixo a mistura fora da geladeira um pouco, antes de bater, para bater mais tempo e ficar mais cremoso. E a vodka interfere no sabor? Nunca usei, dizem que o álcool ajuda a não congelar.
bjs

Bá Maglia disse...

Tatiane, obrigada pela dica! Vou tentar fazer assim e ver se fica melhor. A vodka não interfere nadinha no sabor. É só para evitar que congele mesmo.

Beijos!

Mangia disse...

Bá, que delícia!!! Já fiz sorvete de goiaba, bem parecido, e amei!!! Também achei melhor coado.
Que bom que agora vai rolar sorvete por aqui também!
Um beijo grande!

Gui e Mi disse...

Oi Bá!

Eu que agradeço a visita! E obrigada pelo elogio do linguado!!! Afinal vindo de vc (de um blog lindo de comidas deliciosas) fico super feliz!

Uau que delícia esse sorvete de goiaba! Ai que vontade! Conhece o blog saboresdalica.blogspot.com? Ela tem muitas receitas de sorvete de máquina!

Me conta!!! Que sorveteria é essa escondinha aqui na Ilha?

Beijos (e que bom mesmo encontrar mais uma blogueira daqui de Floripa!)
Michelle.

Beijos, Michelle.

Dani Etoile disse...

Tbm vi lá no Cucinetta, e o seu ficou um arraso! Vou arriscar!
bj
Dani

VOVÓ CRISTINA disse...

Tati, adorei passear aqui pela primeira vez, estarei passeando por aqui sempre, pois já estou te seguindo e também coloquei seu endereço na minha listinha, beijos.

Richie disse...

Aiii, nessas horas que eu quero uma sorveteira, pra fazer essa delicia!

bjo Bá!

Brigadeiro de Colher disse...

Nossa, Bá, meu SONHO DE CONSUMO!
Quem eu sei que faz uns sorvetes bons é a Nath, do www.bistropregui.com.br.
Ainda chego lá.

Beijos!

Renata disse...

Bá, hehehe, li teu post e coloque na hora meu bowl no congelador! Estou ensaiando para fazer um sorvete, o seu parece maravilhoso! Aliás, só tem receita boa aqui!

Beijos!

Gui e Mi disse...

Oi Bá!!!
Obrigada pela dica da sorveteria! Já falei com meu marido e vamos lá conhecer sim! Deve ser uma delícia!
Beijo,
Michelle

BH disse...

...achei que eu tinha comentado já...
mas, esse sorvete de goiaba vai concorrer com o de limão da Jô no congelador, hein?
nhami...
beijo!