sexta-feira, 25 de março de 2011

Camarão ao Molho Branco com Limão

Tem visita na cozinha! Hoje, entrego as panelas à Comadre - dupla - Beta!

Olá! Eu sou mais uma felizarda que participa dos almoços que viram café da tarde e jantar lá na Casa da Roça. Mas sou especialmente feliz por ter essa minha amiga sempre por perto, mesmo que não estejamos morando na mesma cidade. São 28 anos de amizade e, como diria o Leminski, "haja hoje para tanto ontem". Como se tanto fosse pouco, tenho agora a honra de ser madrinha em dose dupla dessa bela família que ela está formando.
Sem mais delongas... fui incumbida, então, de repassar a receita do almoço que veio depois dessa belezura de ostra gratinada. E, devo advertir aos leitores deste blog, que essa é uma missão difícil. A comadre Bá já sabe e eu reforço, que essa é uma receita com medidas muito intuitivas, mas vou tentar ser o mais específica possível. A inspiração vem de um molho que meu pai costuma preparar para acompanhar "las Machas", um molusco que não tem no Brasil, mas que se come muito no Chile, de onde ele é.
Nessa versão eu usei o camarão.
Então vamos lá...



CAMARÃO AO MOLHO BRANCO COM LIMÃO
serve de 4 a 5 gulosos

Ingredientes:
- 1 dente de alho picado
- pouco menos de uma colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sobremesa (razas) de farinha de trigo
- 1 litro de leite (da sua preferência)
- 4 ou 5 limões espremidos (dependendo do quanto de suco eles tenham)
- raspas de limão a gosto
- 4 colheres de sopa de leite de côco
- champingnon fatiado ou, se for muito pequeno, pode ser inteiro
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 pacote (ou um pouco menos) de macarrão Pene grando duro
- 1/2 kg de camarão


Mão na Massa
Numa boca do fogão, você coloca o macarrão pra cozinhar em água , com uma colher de sopa de  sal. N'outra, em fogo alto, em uma panela grande, você prepara o molho. Pra isso, frite o alho na manteiga, sem deixar escurecer muito o alho. Acerscente as duas colheres de farinha e mexa até que tudo se misture bem. Desligue o fogo e acrescente o leite vagarosamente: coloque um pouquinho e mexa bem para que a mistura manteiga+farinha+leite fique bem orgânica. Coloque outro pouquinho e misture bem... Repita isso até que se forme um creme grosso. Ligue o fogo novamente, mas agora baixo, e siga acrescentando o leite até que o creme fique mais líquido. Daqui pra frente a medida é no olho e na prova. Sem parar de mexer pra não desandar, acrescente o leite de côco também aos poucos e alterne com o suco de limão e o leite normal até que o molho branco entre em fervura. O ponto do molho não é muito espesso porque você ainda tem que acrescentar o camarão. O sabor deve ser leve, fresco e um pouco sítrico. O sal e a pimentinha você coloca de acordo com o gosto da casa.
Em outra panela, com um pouquinho de azeite, refogue os camarões só até que eles mudem de cor. É muito rápido. Depois, junte-os ao molho, acrescente o champignon e mexa até que o molho engrosse um pouco mais e o camarão termine de cozinhar. Talvez essa seja a parte mais difícil. O molho deve engrossar, mas não muito e o camarão deve cozinhar sem passar do ponto, se não vira uma borracha.
Um bom modo de servir é em um refratário. Coloque o macarrão e logo o molho por cima. Salpique um pouco das raspas de limão e delicie-se.
Espero que dê certo!

Fotos: Comadre Beta!

7 comentários:

Amehlia Digital ® disse...

Oi Mamis do ano!
Eu tive coragem e experimentei camarão, piqueninho assim...
Confesso q ainda é difícil, mas se faz bem p saúde estou mudando os conceitos.
História linda de amizade...só não é legal mentir, né...28 anos deve ser juntando as idade das duas...=D
A apresentação tá linda!
Um bejim grande!

tatiane disse...

Estou sofrendo muito aqui com este prato, amo camarão com molho branco, o limão deve ter dado um tchans!
Parabéns pelo bebê, sortudo, que vai ter mãe e madrinha que cozinham super bem!
beijos

Figos & Funghis disse...

Bá, que delícia de receita! Vim aqui correndo porque amo camarão. E com essa massa junto, minha nossa! É perfeita pra mim!
Parabéns à vocês duas!
Beijos,
Fabi

BH disse...

P.S.
Esqueci de acrescentar a cebolinha!! É um toque especial!!

beijo

Chez POPI disse...

...e qdo aparece, vem arrasando!!!!
bjones
Paula

disse...

Olá!
É, eu fui uma das pessoas que pode apreciar este prato delicioso, recomendadíssimo! Olha só o que posso dizer que eu estou muitoooooo bem de amigas, a Bá que como vocês já conhecem por este blog, cozinha maravilhosamente bem e a Beta, que mostrou seus dotes culinários com esse prato!!!!

Beijos!!!

Fla disse...

Delícia de massa e muito bonita a amizade de vocês!
Beijos