sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Risotto Espinafre com Gorgonzola

Comadre Fê veio fazer uma visita! Quando consultada sobre o cardápio pediu "alguma coisa com gorgonzola". E eu, louca para comer risotto de filé com funghi - que nem com uma propaganda consegui "vender". Bom, gorgonzola, então! Gorgonzola combina com......... Espinafre! Feito! Risotto de gorgonzola e espinafre para dar tempo o suficiente para fofocar sem se preocupar em lavar um milhão de panelas! O único probleminha é que - dos ingredientes necessários - eu só dispunha do arroz! Nem a cebola para refogar tinha em casa! E, como já contei, meu bairro não é muito bem servido de supermercados. Comadre é prá essas coisas! Toca fazer a lista do supermercado! E a comadre se saiu melhor que a encomenda! Apareceu - não só com os ingredientes direitinho [deixemos de lado a parte que ela pediu ajuda ao moço do super para identificar o espinafre, rs] - mas trouxe, de quebra, vinho e sorvete! Eita visita boa, sô! Venha sempre, Comadre!

RISOTTO DE ESPINAFRE E GORGONZOLA
serve 2 gulosas
Ingredientes
4 xícaras de caldo de frango
1/2 xícara de arroz arbóreo
1 colher de sopa de óleo vegetal

1 cebola
3/4 xícara de vinho branco
1 xicara de gorgonzola
1/2 molho de espinafre
1/2 xícara de queijo parmesão
1 colher de sopa de manteiga


Mão na Massa
Esquente o caldo de frango e mantenha aquecido. Aqueça o óleo e coloque a cebola picada para refogar. Acrescente o arroz e mexa bem. Despeje o vinho e continue mexendo vigorosamente. Abaixe o fogo e coloque o gorgonzola e 1 concha de caldo de frango. Continue mexendo e quando o caldo estiver quase seco acrecente mais uma concha. Repita o processo por aproximadamente 15 minutos ou até que o arroz esteja cozido. Ao morder ele não deve grudar nos dentes. Desligue o fogo e coloque o espinafre, a manteiga e o parmesão e misture bem. Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos. Sirva!

2 comentários:

Thais disse...

Delícia!!!!
Amo risotto, de todo jeito! E esse de espinafre com gorgonzola...uau! Combinação perfeita!
Parabéns!
Beijos!

Unknown disse...

Barbara, td bem? Vim procurar o Risotto de Tomate Seco que saboreamos no Ano Novo, mas fiz o risotto utilizando esta receita de Espinafres e minhas adaptacoes utilizando os tomates propriamente dito e outro tipo de queijo. Ficou extremamente otimo!!! Muito obrigada e PArabens. Bjs