segunda-feira, 12 de abril de 2010

Torta Mineira

Para início de conversa, esse bolo não é um repeteco, embora pareça. A aparência é a mesma, mas o sabor - eu garanto - não tem nada a ver! O bolinho aí da foto, tem uma história [os melhores sempre tem, não é mesmo?!]. Minha Mãezinha fez aniversário há pouco. E eu, é claro, me ofereci para fazer um bolo para que ela levasse para tomar um cafézinho com as amigas com quem ela se encontra semanalmente - as Luluzinhas. Aí, eu fiquei o fim de semana inteirinho pesquisando a melhor massa, possibilidades de recheio e tal. Achei a receita perfeita e defini os recheios. Fiz o bolo com todo o cuidado. A massa ficou linda e perfumada. Levei ao forno e ele cresceu, lindão! Mas aí, começou a demorar tanto para dourar... E demorou DEMAIS! Fazia uma hora que o danado já estava no forno e nada de dourar! É óbvio que havia alguma coisa errada! Abri o forno com todo o cuidado para, por fim, constatar que ele havia desligado sozinho!!!!! E o meu bolo lá, esperando para dourar! Maridão consertou a válvula do gás rapidinho, mas minhas esperanças já tinham ido por água abaixo. Terminamos de assar o bolo, ele dourou e tudo, mas ficou com um buraco enorme no centro. Ou seja, não servia para o café das Luluzinhas. Paciência. Uma raiva enorme! Decidi experimentar a massa [já que o perfume tinha tomado a casa inteira] e estava deliciosa! Aí encafifei! Não é possível, se um bolo - com todos esses contratempos - ainda consegue ficar gostoso ele merece repeteco! No último almoço com as comadres, resolvi repetir. E realmente, é um bolo que merece vários repetecos!!!! A receita da massa, está no Technicolor Kitchen e eu sugiro que vocês sigam ao pé da letra [a preguiçosa , aqui, achou que não precisava untar o papel manteiga e se deu beeeem mal] Para o recheio e cobertura, desta vez, optei por abacaxi e coco. Ficou bom demais da conta!
 
TORTA MINEIRA
para um bolo redondo de 22 cm
Ingredientes
RECHEIO
1 lata de leite condensado
1 xícara de leite
1 colher de chá de manteiga
2 colheres de sopa de amido de milho
2 xícaras de abacaxi em calda*
COBERTURA
2 caixinhas de chantilly Fleischmann
200g de coco ralado
Mão na Massa
Recheio: Em uma panela, em fogo baixo, coloque o leite condensado, o amido de milho dissolvido no leite e a manteiga. Mexa constantemente até tomar um ponto de mingau bem durinho. Desligue o fogo e coloque o abacaxi (sem a calda). Mexa e deixe esfriar antes de usar.
Cobertura: Prepare o chantilly, segundo as instruções da embalagem. Espalhe sobre o bolo, já recehado e cubra com o coco.
*o abacaxi pode ser em lata (escorrido) ou pode ser feito em casa. Eu fiz assim: piquei 1/2 abacaxi em cubos pequenos e coloquei para cozinhar com 3 colheres de sopa de açúcar, até que ficou macio. Deixei esfriar e escorri.

10 comentários:

»¤Þ䵣䤫 disse...

Muito obrigada pelos parabéns! Que torta mais linda! Simplesmente uma tentação! Ameii! Bjinhos

Figos & Funghis disse...

Ah, que delícia que deve ser esta torta!
Adoro este tipo de recheio com leite condensado.
Bjinhos

Rachel disse...

É Bá, as vezes nossos equipamentos nos pregam dessas peças, quendo você poderia imaginar, né?
Mas o importante é que tudo deu certo no final.
Bjuss!!!

tatiane disse...

Já fiz essa massa, é mesmo deliciosa, com o seu recheio deve ter ficado um espetáculo!
beijos

BH disse...

Aquele dia foi tanta comilança (básico!) que não provei... :o(
E a gente acabou nem levando um pedaço...
Mas já que ele merece repetecos............. rs
beijo!

Gui e Mi disse...

Que delícia de bolo!
Qualquer dia tentarei essa receitinha! Mas eu prefiro fazer os salgados, os doces que faço sempre saem errado! Beijos. Michelle

Dani Franken disse...

Bá, que delícia!!! As fotos estão lindas também!
bj
Dani

goyasoares disse...

MARAVILHOSA!!!!
Quando pensar em variar faça a massa de pão-de-ló com suco de laranjas e também, substitua o leite pela mesma quantidade de suco de laranjas no recheio e acrescentando raspas de laranjas! Tenho certeza que voc~e vai adorar!
Bjks.

® disse...

Bahzinha!
Demorei tanto...mas cheguei com essa receitinha de minha terra fia...foi bão demais!!
E o causo então...é mais um motivo prá sentar, comer e tomá un cafezin, né não?!=)
Um bejim e um lindo final de semana!

Chez POPI disse...

Oi Barbara, meu nome é Paula, sou prima da Melissa e mãe da Mariana q trabalha com vc!! adorei seu blog!! passa lá no meu!
http://paulapopi.blogspot.com
Bjus da Paula