quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Bolo Trufa com Coco


Tenho uma sorte que muitos acham que é azar. Meus pais se separaram há muuitos anos.... Por isso, todas as comemorações são dobradas! Aniversário com a família da mãe e depois com a do pai e assim por diante... Não vou dizer que são só rosas, mas na vida - pelo menos é o que dizem - tudo tem um lado bom! Então, na comemoração do meu aniversário - e do Maridão - na casa do meu pai, me propus a fazer o bolo. Já fiz aquele infalível algumas vezes, e todo mundo gosta. Mas dessa vez queria uma coisa diferente. Foi uma semana de muita bisbilhotação nas cozinhas alheias, livros, sites... E, no fim, fiz um híbrido! Massa daqui, recheio de lá, cobertura de acolá! Fiquei tensa até a hora de comer! Não sabia muito bem no que aquilo ia dar... Olha, tendo em vista o número de repetecos, deu muito certo! Será repetido, com certeza! A massa e o recheio de trufa foram encontrados no The Cookie Shop - que vale muuuito a pena a visita - e o recheio de coco foi o tradicional mesmo.  A decoração não ficou aquilo tudo.... Faltou paciência para alisar chantilly às 23:30h [ usei a caixinha de chantilly da Fleischmann, conhecem? Gostei muito!]...


BOLO TRUFA COM COCO



BOLO
Ingredientes
150g manteiga sem sal
2 xícaras de açúcar
4 ovos separados
1 xícara de amido de milho
2 xícaras de farinha de trigo
1 c. sopa de fermento
1 c. chá de essência de baunilha
1 xícara de leite


Mão na Massa
Pré aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de 22 cm, com fundo removível com manteiga e polvilhe com farinha [eu só forrei com papel manteiga]. Peneire a farinha, o amido de milho e o fermento. Na batedeira, bata as claras em neve e reserve. Em outra tigela, bata a manteiga e o açúcar até ficar leve e fofo. Junte as gemas uma a uma e a baunilha. Coloque a mistura de farinha em três etapas, intercalando com o leite. Cuidado para não bater demais, ou o bolo fica duro. Deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Deixe esfriar completamente. Corte o bolo, com cuidado, em três fatias longitudinalmente.


TRUFA DE CAIPIRINHA
Ingredientes

300g de chocolate branco, finamente picado
100ml creme de leite
2 colheres de chá de glucose
6 colheres de sopa de suco de limão
6 colheres de sopa de cachaça
10g de manteiga em temperatura ambiente
raspinhas da casca de 2 limões


Mão na Massa
Coloque o chocolate picado numa tigela grande. Em uma panela, aqueça o creme de leite e a glucose até ferver. Desligue imediatamente e despeje sobre o chocolate. Mexa bem até ficar um creme brilhoso. Deixe descansar por 10 minutos. Acrescente o suco de limão e a cachaça, e misture bem. Junte a manteiga e cubra com um filme plástico. Leve à geladeira por 24hs [se for enrolar as trufas, deixe por 48h]. Na hora de usar, misture as raspas de limão.


CREME DE COCO
Ingredientes

1 lata de leite condensado
200g de coco ralado
2 colheres de trigo
1 xícara de leite
1 lata de creme de leite


Mão na Massa
Coloque o leite condensado e o coco em uma panela. Misture bem o trigo no leite e acrescente à panela. Coloque em fogo baixo e mexa sempre até engrossar bem. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Deixe esfriar completamente antes de usar.


Fonte The Cookie Shop 
A receita do bolo foi feita àrisca e a da trufa, levemente adaptada.


Foto Marcus Maglia






4 comentários:

Thais disse...

Que bolão mais lindo que ficou!!!
Adoro coco!!! E com essa trufa de caipirinha...meu deus!!!! Bom demais! :)
Receita anotada!
Beijocas!

Tatiana disse...

Bá, tenho uma "invejinha" de quem faz esses bolos lindos! A verdade é que eu nem sei se tenho essa habilidade porque o que eu não tenho é paciência.

Lindo demais seu bolo!!!

Bjs

pimentacalabresa disse...

Ficou lindo! Adorei da idéia da trufa de caipirinha com o coco!
Bjs

disse...

Olha gente, eu fui uma das cobaias a experimentar o bolo!! E, Bá, vc já sabe, aceito ser sempre sua cobaia, pq ele ficou maravilhoso!!! Recomendo realmente, e claro, com repetecos depois...hehehe!!!!

Bjoss