quarta-feira, 28 de julho de 2010

Picadinho e a Inauguração!

Na minha família, ninguém tem panela de pressão. Todos amedrontados por uma daquelas histórias que aconteceu com a prima da vizinha da amiga do cachorro, que tinha uma panela de pressão que explodiu. É fato. A panelas de pressão PODEM explodir. Mas também, um raio PODE cair na sua cabeça. É tudo uma questão de sorte e cuidado... Maridão, uma vez, por azar e descuido, se queimou com uma panela de pressão. Coisa feia e doída. Mas mesmo assim continuou a usar... Enfim, tudo isso prá contar que eu comprei uma panela de pressão!!!! Ela é linda e tem 6l de capacidade! E, sim, eu vou cuidar dela direitinho [e rezar para o Anjo da Guarda] para que não exploda....A inauguração da panela foi o picadinho da foto. Ficou uma delícia! Com gostinho de comida de Vó [não da minha, porque a minha tinha muito medo de panela de pressão e por isso não fazia picadnho...]. Comi com um arroz e só! Perfeito no friozinho que faz por aqui...
  
PICADINHO
serve 3 gulosos
Ingredientes
1 colher de chá de óleo vegetal
500g de múscuclo bovino picado em cubinhos
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 xícara de molho de tomate
água
pimenta e sal a gosto

Mão na Massa
Seque bem a carne com papel toalha e reserve. Aqueça o óleo na panela aberta e sele bem a carne. Acrescente a cebola e o alho picados e mexa bem até que amoleçam. Coloque o molho de tomate e acrescente água fria até cobrir a carne. Feche a panela e mantenha em fogo alto até chiar. Quando a panela começar a chiar, abaixe o fogo e conte 40 minutos no relógio. Desligue a panela e deixe a pressão sair - a minha panela sugere liberar a pressão embaixo da torneira ligada. Acerte o sal e a pimenta, deixe ferver sem a tampa por mais alguns minutos e sirva.

 

7 comentários:

Rachel disse...

Bá, você acredita que até hoje, fico por perto observando o chiado dela e se percebo que algum chiiii não sai direito, desligo o fogo na hora...rs!
E olhe que nenhum acidente aconteceu comigo, o trauma é só de ouvir as estórias que o povo conta...rsrsrsrs!
Bom, mas o que seria de alguns pratos se não fosse ela, não é mesmo, pelo menos umas horas a mais de preparo...rs!
Seu picadinho ficou lindo demais!
Bjuss amiga!!!

Dani Etoile disse...

Delícia de inauguração!!!
Beijo,
Dani

Gui e Mi disse...

Bá, que engraçado seu post, adorei! Também já tive muito medo de panela de pressão. Logo quando casei, ligava para minha mãe perguntando se tal baralho era normal mesmo. Seu picadinho ficou lindo! Bjs, mi.

tatiane disse...

Na casa da minha mãe já aconteceu, não da panela explodir, mas da válvula escapar e voar a tampa, aí foi feijão até o teto. Ganhei uma quando casei, e uso super pouco, é mais como panela grande, mesmo.
Mas esse picadinho parece uma delícia!
bjs

Déia disse...

Bá, ri muito com seu post porque na minha família rola uma "maldição" semelhante com panela de pressão..Uma vez minha madrinha, super prendada e ótima cozinheira, estava cozinhando na bendita pressão e a panela explodiu e destruiu parte da cozinha...Rs, minha vó que já tinha um pé atrás com a panela, ficou ainda mais receiosa e advertiu todas as netas...Faz uns 3 anos que comecei a usar a panela, mas toda vez dou uma rezadinha antes de usá-la, kkkk!

Mangia disse...

Vixi, é verdade...sei de algumas histórias sérias com a tal panela...lá em casa já rolou quando éramos pequenas, uma vez também estava na casa de uma amiga e a tampa subiu até o teto...feijão na cozinha toda...
Mas se tomarmos alguns cuidados: sempre verificar se a válvula está limpa e desobstruída de algum restinho de comida, ver se a borracha está vedando bem e sempre, sempre, esperar o vapor sair todo antes de abrir, dá para usar e aproveitar das maravilhas que ela oferece! Parece até propaganda, não?
Deve ter ficado uma delícia essa carne, hein???
Beijos!

Marcus disse...

Contarei:
Fui euzinho a vítima das lentilhas assassinas que me queimaram o dorso por inteiro. Mas não nego,a panela era fuleirinha de R$39,90 e a burrada foi minha, tentei a todo pano abrir a dita cuja antes do tempo. E né que abriu!!! Plashhh, lentilha pela cozinha inteira e o meu ESTADO DE URGÊNCIA furando fila de emergência de hospital. Zizuis, cosa horrorosa!!!
Mesmo assim continuo fã da panela de pressão, faz deliciosos pratos e muito rápida, além de economizar gás.
Recomendo muito, basta que seja uma boa panela que os acidentes não vão acontecer.
Boa sorte a nós que nos atrevemos!
Ass.: Maridão saudoso da minha Maria Pirão.