sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Sopa Creme de Brócolis


Uma das coisas chatas de morar sozinha - no meu caso, ainda bem que é só de segunda a sexta, mas mesmo assim... - é a quantidade de sobrinhas na geladeira. Mesmo cozinhando em pequenas porções, acabo sempre comendo a mesma coisa quase uma semana inteira! Haja sobrinhas! Até desanimo de comprar algumas verduras como acelga, brócolis e couve flor -que eu adoro - porque, se compro, como uma semana inteirinha e no fim não posso mais nem olhar! Lembram da vontade de comer cogumelos e brócolis? Pois é, precisei comprar um brócolis inteiro para a carne com legumes e acabei usando só 1/3 para a carne.... Lá vai o brócolis para a geladeira, na esperança de ser salvo antes de estragar e lá vou eu pensar no que fazer com ele! No fim, aí vai mais uma para a turma da dieta.... Sopinha de brócolis numa noite fria, que, até para quem não está de dieta é uma boa idéia!

SOPA CREME DE BRÓCOLIS
serve 3 gulosos

Ingredientes
1 colher de chá de óleo vegetal

1 sobrecoxa de frango desossada e sem pele
1 cebola
2 dentes de alho
1 batata pequena
3 xícaras de brócolis 
3 colheres de sopa de queijo gorgonzola
1/2 xicara de leite
3 xícaras de água aproximadamente
sal e pimenta do reino a gosto

Mão na Massa
Refogue a cebola picada, o alho fatiado e o frango em cubos em uma colher de chá de óleo vegetal.Deixe dourar. Acrescente a batata em cubinhos pequenos e a água. Deixe ferver até a batata ficar macia. Coloque o brócolis picado e deixe ferver por 2 minutos. Desligue o fogo e deixe amornar. Passe no liquidificador ou processador e acrescente o leite. Devolva a sopa à panela e leve ao fogo baixo. Coloque o queijo picado e aguarde a sopa esquentar bem, não precisa deixar ferver. acerte o sal e a pimenta. Se quiser, acrescente um pouco que creme de leite na hora de servir.

Bom, pela quantidade de sopa, vocês podem imaginar que meu desejo de brócolis esteja perfeitamente satisfeito. Por um bom tempo! 

3 comentários:

Pierre Corneille disse...

Adoro esses cremes. Fiz recentemente uma sopa de milho com lagostim e coloquei a receita no meu blog. Fica muito boa também.
Parabéns pelo blog, já te linkei lá no meu.

Tatiana disse...

Não sabia que você morava sozinha durante a semana...
Menina, sabe que seria um ótimo negócio se alguém montasse uma quitanda para pessoas que como você. Um lugar que vendesse 1/2 brócolis, 2 ovos...kkkkkk...porque no supermercado a gente até acha, mas só pelo fato de separarem as florzinhas do brócolis e colocarem na bandejinha já custa uma fortuna!

Adoro brócolis! Esse creminho é um escândalo!

pimentacalabresa disse...

Quase não vario minhas sopas, mas gostei mto dessa sua receita! Estou com 02 maços de brocolis em casa e pelo jeito um vai virar sopa! ;-)