quarta-feira, 17 de março de 2010

Bolo Formigueiro - há esperança!


Este bolo foi feito com muito carinho para uma senhorinha que conheci a pouco e que restaurou um pouco minha fé nas pessoas e reavivou meu espírito da boa vizinhança. D. Célia mora no meu bairro e está me prestando um enorme favor! Ela cuida do meu carango [o Rubens] durante o dia, em seu pátio, para que eu possa ficar mais perto do ponto de ônibus [minha casa fica há 3 km do ponto...eita interiorrrrr!]. Quando perguntei se ela queria que eu pagasse um aluguel da garagem [sim, ainda por cima é uma garagem!] ela quase se ofendeu! Vale ressaltar que ela foi a terceira pessoa pra quem eu pedi o favor e a primeira que aceitou [os outros não toparam nem com pagamento!] Essa semana assei um bolinho formigueiro para fazer um agradinho para D. Célia, S. Bida e seus netinhos. Ela disse que adorou! O da foto, da mesma fornada, é a peça controle. Afinal, não ia dar um bolo de presente sem saber como tinha ficado, né?! [Não, não, eu não estava com nenhuma vontadinha de provar.... Provei só para controle mesmo...] A receita é do lindíssimo Technicolor Kitchen da Patricia Scarpin, que me faz babar a cada acesso.


BOLO FORMIGUEIRO
para uma forma redonda de 20 cm
Ingredientes
MASSA:
2 ovos
1 pitada de sal
120g de açúcar
100g  de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
100ml de leite
150g  de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de chocolate granulado
COBERTURA
3 colheres (sopa) de chocolate em pó – usei 2 colheres (sopa) de cacau em pó
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
3 colheres (chá) de leite

Mão na Massa:
MASSA:Bata as claras em neve com a pitada de sal e reserve. Na batedeira, bata as gemas, o açúcar e a manteiga até obter uma mistura clara e fofa. Adicione a farinha de trigo alternando com o leite. Acrescente o fermento e o granulado. Misture. Junte as claras em neve e misture delicadamente, mas sem deixar vestígios de clara na massa.
Coloque a massa em uma forma redonda de 20cm, revestida com papel manteiga e leve ao forno, pré aquecido em 180 C ,  por 40 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.

COBERTURA: misture todos os ingredientes e leve ao fogo alto até ferver. Desligue e derrame sobre o bolo.
Fonte:Technicolor Kitchen

1 comentários:

Amehlia Digital ! ® disse...

Oi cumadi Maria,
Sua cozinha tb tá deixando a gente babando, viu?! :]
Tudin feito com carin, num tem mió...e com jeitinho q a gente pode sentar e ficar se sentindo em casa..bão dimais!
Gosto de histórias assim, q mostram q ainda existe pessoas com um coração disposto a ajudar, né?!
Qdo tivé un tempin vai tomá un cafezin na minha cozinha...
Um bejim,
da Vinni