sexta-feira, 12 de março de 2010

Peixe Assado

Esse peixinho foi nosso almoço sábado passado. Na verdade, meu jeito preferido de preparar peixes inteiros é assado na brasa. Mas, nossa "brasa" é ao ar livre e  nesse dia tinha uma chuvinha boba e deu uma preguiça.... Então, resolvi que ia fazer no forno mesmo. Normalmente quando faço peixe no forno, deixo os primeiros minutos com papel alumínio. Desta vez, quis tentar diferente. Coloquei o peixe sem cobertura nenhuma. E ficou ótimo! A pele ficou mais tostadinha e - como salpiquei pimenta sobre ela - picante, um luxo! E a carne não ficou seca, como era meu medo. Enfim, uma experiência bem sucedida!
PEIXE ASSADO
serve 3 gulosos
Ingredientes
1 anchova (limpa e sem escamas)
suco de 2 laranjas
1/4 xícara de molho de soja
1 colher de sopa de alho triturado
1 ramo de sálvia
1 ramo de salsinha
4 colheres de sopa de azeite de oliva
sal e pimenta a gosto
batatas bolinha
Mão na Massa
Espalhe o azeite sobre a assadeira e coloque o peixe. Preencha a barriga do peixe com os ramos de salsinha e sálvia e uma 1/2 colher de chá de alho. Acomode as batatas, com casca, ao redor do peixe. Faça um caldo com o suco de laranja, molho de soja, sal, pimenta e o restante do alho e derrame sobre o peixe e as batatas. Salpique um pouco mais de pimenta (eu usei jiquitaia) sobre a pele do peixe. Leve ao forno médio até que as batatas estejam macias e a pele do peixe bem  dourada.

PS: sopa são difíceis de fotografar porque não ficam bonitas, mas os peixes ficam tão assustadores....

Fotos Marcus Maglia

3 comentários:

»¤Þ䵣䤫 disse...

Ficou super lindo seu peixe assado no forninho, eu adorei! Parabéns! Bjinhos

Tatiana disse...

Esses dias eu fiz anchova no sal grosso, no forno tb...esse peixe é o meu preferido p/ fazer inteiro!
Ficou lindo!!!
Bjs

BH disse...

ai que saudades de comer peixe!!!
vou praí na páscoa, quero me organizar pra passar por aí e desfrutarmos de uma boa comidinha...rs... bem pouco interesseira!