terça-feira, 19 de junho de 2012

Almôndegas!

Aniversário de casamento [ueba!]+ nascimento de afilhado [guti guti] + filho doente [credo!]= 8 dias de ausência! Paciência...
Dia desses Maridão comprou carne moída e assim que eu olhei para elas já sabia o destino que teriam: almôndegas! Nunca fui muito fã delas... Hoje entendo que era porque minha única referência não era das melhores, lá em casa as almôndegas eram secas, cascudas e sem molho [nada muito apetitoso como podem imaginar]. Depois de adulta, quando experimentei [meio à contragosto] numa cantina, amei! Mesmo assim, nunca tinha feito em casa porque achava que daria muito trabalho [Mamãe já dizia, e não era elogio, que sou adepta à lei do menor esforço..]
A novidade é que eu estava errada! Foi super rápido, sem sujeira e nem complicação. Comemos com massa e esse, com certeza vai ser um "pode fazer sempre". Até o Gulosinho bateu um pratão!

ALMÔNDEGAS 
Serve 3 gulosos e meio


Ingredientes
Almôndegas:
400g de carne bovina moída
1/2 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 pão de trigo amanhecido ralado
1 ovo
pimenta calabresa, louro e sal à gosto
óleo para selar
Molho:
1 lata de tomates pelados
2 folhas de manjericão picado
1 dente de alho amassado
sal e pimenta a gosto
queijo parmesão ralado

Mãos na Massa
Almôndegas
Misture os ingredientes da almôndega (menos o óleo) em uma tigela, tampe e deixe descansar na geladeira por, pelo menos, duas horas. Faça bolinhas do tamanho de 1/2 colher de sopa e reserve. Aqueça uma frigideira com um pouquinho de óleo no fundo (só o suficiente para não grudar). Sele as bolinhas em, pelo menos dois lados e reserve.
Molho
Retire o excesso de óleo da frigideira e aqueça o alho. Processe ou amasse com um garfo os tomates e misture com o alho, o sal, a pimenta e o manjericão. Despeje sobre as almôndegas em um refratário e cubra com queijo parmesão. Leve ao forno até que o molho borbulhe e que o queijo doure.

0 comentários: