segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pescada Assada com Batatas e Alho Porró



Como já contei aqui, morando em Floripa é uma vergonha a quantidade de peixes e frutos do mar que costumamos comer. Mas como diz uma amiga, tive mais sorte que juízo  e meu [inexistente] problema de abastecimento foi resolvido. Meu Pai [que sempre gostou da brincadeira] comprou um rancho de canoa à beira mar e agora vive com os pézinhos n'água atrás de peixinhos e afins. Sorte minha [e do Gulosinho]  porque volta e meia, recebemos uma visita de um Vovô coruja munido de um isopor recheado de delícias do mar! Esses dias, uma pescada que chegou fresquinha, foi para o forno com batatas e alho porró. Num dia nublado e frio, acender o forno foi um ótimo negócio! Além do peixe delicioso, o calor do forno deixou nossa casinha bem quentinha. Delícias do inverno.... Por aqui, tivemos que disputar as batatas com duas mãozinhas gorduchas [e rápidas] que devoraram os palitos num segundo!

PESCADA ASSADA COM BATATAS E ALHO PORRÓ
serve 2 gulosos (e meio...)


Ingredientes
1 pescada limpa ( a nossa tinha mais ou menos 1 kg)
1 laranja
2 batatas grandes picadas em palitos grossos
1 talo de alho porró cortado em palitos
6 dentes de alho com casca 
tempero para peixe (limão, manjericão, salsa e pimenta desidratados)
azeite de oliva
alecrim
sal


Mãos na Massa
Acomode o peixe em uma forma ou refratário. Corte a laranja em 4 partes, longitudinalmente. Recheie a barriga do peixe com 2/4 da laranja, tempero para peixe, 2 dentes de alho, alecrim e sal a gosto. Tempere a pele com o tempero para peixe e sal. Distribua as batatas, o alho e o alho porró ao redor do peixe e os tempere com o tempero para peixe, sal e alecrim. Regue o peixe e os legumes com um fio de azeite de oliva. Leve ao forno na temperatura alta. Retire a assadeira do forno e reacomode os legumes para que permaneçam úmidos a cada 10 ou 15 minutos. Deixe assar por, mais ou menos, 45 minutos. Se necessário, ao retirara do forno, doure a pele e as batatas com o maçarico culinário.
PS: continuo a procura de dicas de como não deixar os peixes tão assustadores nas fotos... Alguém?! Rs...

1 comentários:

Francis G. Maglia disse...

Aff.. Que saudade... Bom, acho que para fazer o peixinho menos assustador, talvez se possa vestir a cabeça do figura com uma especie de balaclava de cebola. Ou um tomatinho vermelho na ponta do "nariz" do quera, feito um palhaço... Sei lá. Mas no caso deste da foto, a melhor coisa é comer o prato bem rápido, que o susto passa!!!

Compadre Francis