terça-feira, 20 de outubro de 2009

Risotto Botequim


Como Maridão deu a sorte de fazer aniversário no feriado, acabou ganhando várias refeições-comemoração! O risotto, comemos no dia propriamente dito, no almoço. Fiquei a semana inteira decidindo como faria o risotto, não queria repetir, mas queria uma mistura que agradasse o lindão e as visitas. Pensa de cá e de lá, decidi fazer o risotto de calabresa com cebolas caramelizadas e vodca ao invés de vinho. Então, risotto de botequim! Ficou uma delícia! O doce das cebolas contrastando com a linguiça....Humm...

RISOTTO BOTEQUIM
serve 4 gulosos

Ingredientes

2 cebolas
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de mel
400 g de calabresa
1 1/2 xícara de arroz arbóreo
1 xícara de vodca

5 xícaras de caldo de carne
1 xícara de queijo parmesão
1 xícara de queijo provolone
1 colher de sopa de manteiga


Mão na Massa
Fatie a cebola e deixe dourar bem - junto com a calabresa picada, o mel e o óleo - em fogo alto. Acrecente o arroz e a vodca e deixe evaporar. Abaixe o fogo e despeje 2 conchas de caldo de carne quente e mexa até reduzir bem. Vá acrescentando caldo e mexendo até o arroz ficar al dente, mas não grudar mais nos dentes quando mordido. Acrescente mais uma concha de caldo, desligue o fogo e coloque os queijos e a manteiga. Mexa, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Sirva!



4 comentários:

Glau disse...

Bá, sou assim tbém, fico programando um trilhão de coisas pra fazer em festinhas. Ano passado fiz uma festona pro Ale.. preparei tudo sozinha! Já vai completar um ano e pra este confesso que estou com preguiça!

olha aqui o que preparei
http://madamesnacozinha.blogspot.com/2008/10/festinha.html

bjao e amei este risotto!

Tati - Panelaterapia disse...

Faz tempo que não faço Risotto, ando com vontade! Ficou lindo o seu, com uma cor incrível!
Bjs

Rachel disse...

Que risoto mas apetitoso esse seu!!!
Dá uma vontade de comer uma colherada, talvez por esses dias eu finalmente faça meu primeiro risoto. Aiai, vamos ver se dá certo...rsrsrs!
Bjuss!!!

Anônimo disse...

Sem dúvida esse foi o prato principal do feriado, uma delícia, o toque da pimenta e da calabresa deram um saber especial!
mas o melhor foi a busca pela foto perfeita, .... e no final temos um book do risotto, heheheh.
adorei!!!!

Bjos Bá!