quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Bolo de Chocolate e Brigadeiro - Mais doce que doce de batata doce!

Não sei se é só comigo, mas sempre que cozinho sob pressão a coisa normalmente  não flui bem... Essa semana, como já falei aqui, foi aniversário do Espaço Crescer. E aí, que nós tivemos uma contação de histórias para a criançada com maridão e depois, bolo. Então, me prontifiquei a fazer o bolo. Cozinhar para um monte de gente = pressão! A escolha foi fácil. Há uma maneira infalível de agradar criancinhas gulosas: bolo de chocolate com recheio de brigadeiro. Até aí, tudo bem, porque tenho uma receita de bolo de chocolate herdada da Dôlo que é tudo de bom nessa vida! A Dôlo fazia o bolo para os aniversários dos pequenos dela e dizia que sempre funcionava. E funciona, mesmo! Bolo, OK. Recheio - brigadeiro- tranquilo. Pois é. Então que o bolo ficou uma belezura, como sempre. Mas cadê do recheio engrossar??? Resolvi fazer dois recheios - porque eu gosto de encrenca - um de brigadeiro e o outro de branquinho. De jeito nenhum eles engrossavam! Lá pelas tantas decidi que ia assim mesmo e me convenci (cof, cof) de que eles iriam endurecer quando esfriassem. Segue o barco... Bolo cortado, recheado e na geladeira para passar a noite firmando. Na manhã seguinte, ganache para cobertura. Seria uma surpresa se eu dissesse que ela também ficou muito mole?! Raios! Na hora de acertar o recheio para começar a cobrir, vi que ele não estava, assim, suficientemente duro. Passa a ganache, a ganache escorre.... Passa mais ganache, mais ganache escorre... Mas tudo bem, endurece na geladeira.... Meia hora depois era hora de levar pro Espaço. Eu moro longe. Era meio-dia e o trânsito estava terrível. Adivinha se o bolo deu uma entortadinha??? Tentei consertar mas não ficou a contento. O jeito foi arrumar um granulado para esconder os derretidos e os buracos que a cobertura torta deixou... No fim, ficou até mais festivo! E tava bom....... Para aqueles dias em que dá uma saudade daqueles aniversários na escola com bolo de chocolate e cachorro quente, não tem nada melhor! Para os dias de paladar não tão açucarado, o bolo sem recheio mesmo, já é uma delícia! Já testei também com recheio de morangos (hummmm), coco (miam, miam...) e trufas (aiai....) e imagino que funcione muito bem com outros recheios também.

BOLO DE CHOCOLATE DA DÔLO
para fôrma redonda de 23cm
Ingredientes
5 ovos
1/2 xicara de óleo
1 xic de café preto bem forte
2 xicaras de açúcar
2 xícaras de trigo
1 colher de sopa de fermento químico
1 xícara de chocolate em pó

Mão na Massa
Bata as claras em neve e reserve. No liquidificador bata as gemas, o açúcar, o café, o óleo e o chocolate em pó. Vá colocando o trigo e o fermento aos poucos, sem bater demais.  Quando a massa ficar pesada, transfira para uma tigela para terminar de acrescentar o trigo e o fermento. Misture as claras em neve, com cuidado, à massa. Coloque em uma fôrma untada ou forrada com papel manteiga. Asse em forno pré aquecido, em 180 C, por - aproximadamente - 40 minutos. Teste enfiando um palito ou faca no centro do bolo. Se sair limpo, está pronto!

RECHEIO BRIGADEIRO
Ingredientes
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de cacau em pó
1 xícara de leite
2 colheres de chá de amido de milho
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de café de manteiga

Mão na Massa
Misture o amido de milho com o leite até dissolver e ponha em uma panela com os outros ingredientes. Coloque a panela em fogo baixo e mexa constantemente até a mistura engrossar e, ao mexer, você consiga ver o fundo da panela.

RECHEIO BRANQUINHO

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 xícara de leite
1/2 xícara de doce de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de chá de amido de milho
Mão na Massa
Misture o amido de milho com o leite até dissolver e ponha em uma panela com os outros ingredientes. Coloque a panela em fogo baixo e mexa constantemente até a mistura engrossar e, ao mexer, você consiga ver o fundo da panela.
GANACHE
Ingredientes
180g de chocolate meio-amargo
300g de creme de leite
1 colher de café de manteiga

Mão na Massa
Pique o chocolate e derreta-o no microondas. Misture a manteiga, e o creme de leite até dissolver bem.
Espere o bolo e os recheios esfriarem completamente antes de montar o bolo. Se possível, deixe o bolo recheado, sem cobertura, algumas horas na geladeira para firmar o recheio (o que não aconteceu com o meu...). A cobertura pode ser só a ganache ou pode ser complementada com granulado, confeitos ou o que a imaginação permitir. 
***Fui avisada pela auditoria culinária deste blog -uma cozinheira beeem mais experiente que eu - que a quantidade de amido de milho no brigadeiro está muito pequena. Então, se for fazer o recheio, capriche mais no amido para não sofrer na frente das panelas como eu...


A foto do bolo cortado vou ficar devendo, imaginem que com crianças em volta ficou um pouco complicado parar tudo para fotografar...

0 comentários: